Amizade

Entenda a origem do Dia do Amigo, data celebrada em 20 de julho

Inspirada na chegada do homem à lua, a data é celebrada em vários países, inclusive no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Vanessa Moura

Publicado em 20/07/2021 às 9:00 | Atualizado em 20/07/2021 às 15:48
Notícia
X

O Dia do Amigo é celebrado nesta terça-feira, 20 de julho, aqui no Brasil. Mas você sabia que esta data foi criada por ninguém menos que um argentino?

Enrique Ernesto Febbraro, professor de psicologia, filosofia e músico, inspirado na chegada do homem à lua, que ocorreu em 20 de julho de 1969, teve a ideia de comemorar a amizade neste dia. Para ele, o marco poderia representar além de um vitória científica, mas também a oportunidade de fazer amigos em todas as partes do universo. 

A partir daí, passou a enviar cartas para pessoas de diversos pontos da Argentina, sugerindo o 20 de julho como data oficial para o Dia do Amigo. De acordo com o jornal argentino La Nación, o homem chegou a enviar mais de mil correspondências com o pedido. 

Depois de tanto pedir, a própria Argentina aderiu à ideia de Febbraro, celebrando o primeiro Dia do Amigo em 1970, lotando bares e restaurantes. Em 1979, após anos de sucesso em volta da data que passou a movimentar até mesmo o comércio, o governo argentino criou oficialmente o Dia do Amigo.  

Anos mais tarde, Chile, Uruguai, Peru, México, Espanha, e até mesmo o Brasil, decidiram também festejar a amizade no dia 20 de julho. A celebração é tão séria, que no Rio de Janeiro, por exemplo, a data foi instituída por lei.

"O Dia do Amigo foi instituído em Buenos Aires, na Argentina, e a partir daí foi gradualmente adotado em outras partes do mundo", informa a justificativa da lei nº 5.146, de 7 de janeiro de 2010. "A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à Lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não comente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo", diz o texto. 

30 de julho

O Dia Internacional da Amizade, por sua vez, é celebrado do dia 30 de julho, segundo instituiu a Organização das Nações Unidas (ONU). Proclamada durante assembleia geral da organização no ano de 2011, a data nasceu a partir do intuito de que a amizade entre povos, países, culturas e indivíduos inspirasse esforços pela paz e construção de ligações mais fortes entre pessoas de todo o mundo. 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Jornal do Commercio PE (@jc_pe)

Tags

Autor