POLÍTICAS PÚBLICAS

Pernambuco ganha seis novos Patrimônios Vivos; saiba quem são

Agraciados foram escolhidos em reunião online, entre mais de 90 candidatos

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 12/08/2021 às 22:07 | Atualizado em 12/08/2021 às 22:12
Notícia
X

O Governo do Estado anunciou, na tarde desta quinta-feira (12), os nomes dos seis novos Patrimônios Vivos de Pernambuco. A escolha aconteceu após votação, realizada durante a manhã, por meio de reunião online do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), vinculado à Secretaria de Cultura. Os eleitos receberão diploma com o título, além de bolsa mensal vitalícia no valor de R$ 1.600 (para pessoa física) e de R$ 3.200 (se forem grupos, entidades, agremiações ou associações). A última eleição de Patrimônios Vivos havia sido realizada em dezembro de 2020.

Os agraciados foram escolhidos entre mais de 90 candidatos. São eles: o artesão Luiz Antônio da Silva, o Mestre Luiz Antônio, de Caruaru, contemporâneo e mantenedor do legado de Mestre Vitalino; a Mestra de Reisado Maria Jacinta Sampaio da Silva, de Santa Maria da Boa Vista; a artesã Marliete Rodrigues, de Caruaru; Antônio Coutinho, o Velho Xaveco do Pastoril, do Recife; a Mestra Coquista Maria Elizabeth Santiago de Oliveira, Mãe Beth de Oxum, de Olinda; e a agremiação Caboclinhos União 7 Flexas, de Goiana (saiba mais sobre eles no final da matéria).

>> Leia também: Governo de Pernambuco elege seis novos Patrimônios Vivos da cultura no estado; veja a lista

>> Leia também: Projeto pretende reunir na internet trajetórias de patrimônios vivos

OBJETIVO

O Registro do Patrimônio Vivo de Pernambuco tem o intuito, destacam a Secult-PE  e a Fundarpe, de "direcionar apoio financeiro e promover a preservação dos processos de criação e divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas tradicional ou popular pernambucanas mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural, sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no Estado há mais de duas décadas". A partir de agora, são 75 os Patrimônios Vivos já registrados.

"O registro de mais seis Patrimônios Vivos significa a salvaguarda de mais seis expressões culturais de Pernambuco. Ajudar a garantir a produção e o legado dessas pessoas e entidades é o ponto mais importante dessa ação que é uma das mais especiais do Governo Estadual", pontuou o secretário de Cultura de Pernambuco, Gilberto Freyre Neto.

“A cada ano nós temos uma lista de nomes, cuja importância evidencia o peso da nossa cultura. Nosso patrimônio está guardado nas mãos de pessoas que merecem nosso profundo respeito e admiração”, complementou Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe e integrante do Conselho Estadual de Preservação, que participou da votação.

OS NOVOS PATRIMÔNIOS:

Velho Xaveco

Antônio Coutinho completou 86 anos e é considerado o Velho do Pastoril mais antigo de Pernambuco. Nascido em Bezerros, no Agreste, ele interpreta o Velho Xaveco desde 1978. Foi pupilo de outros velhos que marcaram sua época, com destaque para o Faceta, que gravou o famoso “Papai, eu quero me casar”. Velho Xaveco já foi homenageado do Natal do Recife e é hoje o maior expoente do Pastoril Profano, manifestação cultural que ele conheceu aos 10 anos de idade, quando morava no bairro de Tejipió, no Recife.

Marliete Rodrigues

A mestre do barro nasceu no Alto do Moura, em Caruaru, quando ainda era uma pequena vila. A brincadeira com a matéria-prima abundante na região rapidamente passou para a produção de peças postas à venda na Feira de Caruaru, já aos seis anos de idade. Aos 57 anos, Marliete Rodrigues tem hoje uma coleção de peças espalhadas pelo mundo e é figura ativa na região, apresentando sua visão sobre seu lugar e seu cotidiano. Seu estilo preza pela expressividade de seus personagens, buscando um realismo sutil.

Mãe Beth de Oxum

Maria Elizabeth Santiago de Oliveira é mestra da cultura popular de Pernambuco, nascida e criada na comunidade da Barreira do Rosário, arredores do Sítio Histórico de Olinda. Mãe Beth de Oxum tem 57 anos e um forte legado com a brincadeira do coco de roda. É casada com o Mestre Quinho Caetés e tem quatro filhos, todos inseridos no universo da cultura do coco de roda. Tem uma trajetória de luta pela difusão da brincadeira do coco e realiza, há 25 anos, a tradicional Sambada de Coco do Guadalupe.

Mestre Luiz Antônio

Nascido em 1935, no Alto do Moura, em Caruaru, Luiz Antônio da Silva é considerado um dos principais nomes na arte popular brasileira. É discípulo contemporâneo do Mestre Vitalino, dando continuidade ao legado do maior nome do barro do Brasil. Recebeu vários prêmios nacionais e é conhecido por retratar as profissões, além de esculpir automóveis e motocicletas. Para perpetuar o trabalho produzido pelo artista, um museu privado está em construção nos fundos de seu ateliê.

Mestra de Reisado Maria Jacinta

Aos 96 anos, Maria Jacinta Sampaio da Silva é uma das mais antigas mestras de cultura popular em Pernambuco. A Mestra de Reisado viu o primeiro reisado em sua casa, ainda criança. Acabou fundando seu próprio grupo, nos anos 1960, com marido e filhos. Outras famílias da vizinhança davam corpo ao grupo que se apresentava a cada 6 de janeiro, Dia dos Reis. A pé, de caminhão ou de canoa, o Reis de Maria Jacinta cumpre até hoje sua função e leva a tradição até escolas, projetos sociais e onde mais as portas se abrem ao Movimento Viva Reis, que reúne outros grupos dessa tradição no Sertão do São Francisco.

Caboclinhos União 7 Flexas de Goiana

A agremiação foi fundada em 25 de março de 1991, pelo Mestre Nelson Ferreira, na cidade de Goiana (Zona da Mata). É uma das mais importantes manifestações culturais do Estado e representou a cultura pernambucana na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Na prática festiva, o grupo apresenta os ensinamentos dos caboclos e encantados, referências de um povo que preserva a natureza e luta para preservá-la. No Carnaval, levam para a passarela o brilho e esplendor de suas batalhas cotidianas.

Tags

Autor