Luto

'As guitarras silenciam': artistas e fãs lamentam morte de Paulo Rafael, guitarrista de Alceu Valença e do Ave Sangria

Guitarrista pernambucano faleceu nesta segunda-feira (23), em decorrência de um câncer no fígado

Imagem do autor
Cadastrado por

Márcio Bastos

Publicado em 23/08/2021 às 11:45 | Atualizado em 23/08/2021 às 12:07
Notícia
X

A morte do guitarrista pernambucano Paulo Rafael, nesta segunda-feira (23), comoveu a classe artística e os fãs de música. Considerado um dos grandes músicos do Brasil, ele faleceu aos 66 anos, no Rio de Janeiro, por complicações causadas por um câncer no fígado. Nas redes sociais, várias mensagens lamentavam sua morte e celebravam o seu legado artístico.

Integrante da banda Ave Sangria e parceiro frequente de Alceu Valença, Paulo Ramiro Rafael Pereira nasceu em Caruaru, mas foi no Recife que consolidou sua trajetória musical, ajudando a abrilhantar a efervescente cena artística da capital pernambucana. "E as guitarras silenciam. Lá se foi o gigante Paulo Rafael. Descanse em paz, meu velho", escreveu o jornalista Xico Sá.

Na postagem informando o falecimento, na página de Paulo Rafael no Instagram, muitos artistas expressaram seu luto e admiração pelo artista. "Um mestre amoroso e doce. Fica conosco seu som e sua energia única e eterna", escreveu Chico César. Lulu Santos, Otto e Marco Polo Guimarães, seu companheiro no Ave Sangria, também deixaram mensagens de apoio, assim como muitos músicos de pernambuco e de todo o Brasil.

O músico Jr. Black também expressou seus pêsames pelo falecimento do artista, no Twitter. "Todos os guitarmen devem uma salva de solos a Paulinho, gostaria muito de ver isso... as redes inundadas com várias musicalidades neste dia, nossas horas preenchidas com muito pau e harmonias fodas em homenagem a este Monstro da Música que nos deixou hoje.", escreveu no Twitter.

 

A cantora e compositora Karina Buhr classificou o artista como um "gigante, amoroso, importante demais" e ressaltou suas contribuições para a música.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), fez uma publicação elogiando o talento de Paulo Rafael. "A arte brasileira perdeu, na madrugada desta segunda-feira, um dos seus mais talentosos instrumentistas. O caruaruense Paulo Rafael foi um músico virtuoso e originalíssimo. Fez história nos anos 70 como integrante do Ave Sangria", escreveu o gestor.

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, também celebrou o legado do guitarrista, de quem era amigo. "Foi um dos caras mais carinhosos e conciliadores com quem já convivi. Conheci Paulo há mais de 40 anos e sempre admirei sua capacidade inventiva na música. Era um exemplo de como lidar com a fama e com o mundo artístico de forma profissional, mas sem perder a paixão pelo que fazia. Perdi um amigo e também um dos meus ídolos. E um ídolo não apenas meu, mas dos meus dois filhos também. Isso dá um exemplo do talento de Paulinho, que atravessou gerações. Pernambuco e o Brasil perderam um dos maiores músicos de todos os tempos", afirmou Canuto.

Confira mais mensagens em memória de Paulo Rafael:

Tags

Autor