Luto

Morre Paulo Rafael, guitarrista de Alceu Valença, aos 66 anos

Artista integrou uma das bandas emblemáticas do rock psicodélico

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Katarina Moraes, Ana Maria Miranda

Publicado em 23/08/2021 às 7:23 | Atualizado em 23/08/2021 às 10:21
Notícia
X

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (23), no Rio de Janeiro, o guitarrista pernambucano Paulo Rafael, aos 66 anos, em decorrência de um câncer no fígado. Ele era um dos maiores instrumentistas do País e fazia parte da equipe do cantor Alceu Valença desde 1975. O músico também integrava o Ave Sangria, banda emblemática do rock psicodélico. Ele deixa uma esposa, uma filha e uma neta.

"É com muito pesar e dor no coração que comunicamos a perda do nosso querido Paulo Rafael, aos 66 anos. Nosso Paulinho nos deixou após uma luta contra um câncer e faleceu na madrugada desta segunda 23 de agosto, no Rio de Janeiro", diz nota enviada pela família. De acordo com nota divulgada no Instagram do guitarrista pelo filho dele, o velório será no Cemitério da Penitência, no Rio, capela 8, às 11h15, e a cerimônia de cremação, às 13h15.

A reportagem conversou com a sobrinha do músico, a designer Rafaella Rafael, de 44 anos. Segundo ela, "ele estava fazendo um tratamento de câncer há um tempo e recentemente estava no hospital", e que, além de trabalhar junto a Alceu Valença, ambos eram "muito amigos". 

Veja a nota completa da família do guitarrista:

"É com muito pesar e dor no coração que comunicamos a perda do nosso querido Paulo Rafael, aos 66 anos. Nosso Paulinho nos deixou após uma luta contra um câncer e faleceu na madrugada desta segunda 23 de agosto, no Rio de Janeiro.

Considerado um dos melhores guitarristas do Brasil e dono de um estilo inconfundível, o caruaruense, Paulo Rafael se notabilizou pela sua carreira longeva, primeiro ao lado do Ave Sangria, depois como parceiro inseparável de Alceu Valença, com quem tocou por mais de 45 anos, além de várias participações em projetos e como produtor de artistas consagrados.

Paulo Rafael sempre trilhou os caminhos da simplicidade, honestidade e genialidade e deixa esposa, filha e neta.

Como ele mesmo dizia: Vamos à luz.

Rafael Maciel Neto, Graça Rafael e familiares."

Vida e carreira

Paulo Rafael nasceu em Caruaru, no Agreste, e contabilizava 48 anos de estrada, com trabalhos naPhetus (com Lailson e Zé da Flauta), depois com o Ave Sangria, Rútila Máquina (com Tonia Schubert e Márcio Lomiranda), três discos solo, trilhas sonoras, e com o projeto Primavera nos Dentes (Charlie Gavin, Duda Brack, Felipe Ventura e Pedro Coelho). Ele gravou três discossolo, Orange (1992), Vagalume (1995) e Alado (2010).

Falando ao JC em reportagem sobre a banda canadense Rush, no início deste ano, o guitarrista comentou a conexão temporal que os canadenses fizeram. "Construíram essa ponte dos anos 70 com o que era moderno na época. Eram visionários, principalmente na parte instrumental. Tocavam nos anos 80 o que seria atual nos anos 90 e depois", disse. "Quando conheci o Rush, eu me perguntei: 'que som é esse?'. São gênios virtuoses. Pude acompanhar a passagem deles pelo Rio de Janeiro, em 2010, e observei fãs de várias idades. Uma banda que ainda vai inspirar muitas gerações", afirmou.

Repercussão

O presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, emitiu uma nota de pesar pelo falecimento de Paulo Rafael. "Foi um dos caras mais carinhosos e conciliadores com quem já convivi. Conheci Paulo há mais de 40 anos e sempre admirei sua capacidade inventiva na música. Era um exemplo de como lidar com a fama e com o mundo artístico de forma profissional, mas sem perder a paixão pelo que fazia. Perdi um amigo e também um dos meus ídolos".

Nas redes sociais, músicos, comunicadores, amigos e fãs se despedem do artista.

Tags

Autor