Luto

Morre Oswald Berry, ex-coreógrafo de Xuxa Meneghel e Paquitas

Artista uruguaio de 65 anos perdeu a luta contra um câncer de fígado

Imagem do autor
Cadastrado por

Robson Gomes

Publicado em 24/09/2021 às 18:34
Notícia
X

Morreu nesta quinta-feira (23), em São Paulo, o uruguaio Oswald Berry, de 65 anos. O artista ficou conhecido por seu trabalho como coreógrafo da apresentadora Xuxa Meneghel em meados dos anos 1980 até 2002, das Paquitas e, mais recentemente, dos palhaços Patati & Patatá. O profissional perdeu uma batalha contra um câncer de fígado.

>> Após vender mansão, Xuxa prepara mudança para uma 'casa menor'

>> Marcados pelo 'X': A expectativa dos fãs de Xuxa em Pernambuco

>> Xuxa Meneghel emociona eternos baixinhos no Classic Hall

Segundo o portal Notícias da TV, a morte de Berry foi divulgada por Caio Nunes, amigo dele, pelo Instagram. "Hoje meu irmão (de consideração) vira estrelinha! Tô bem sensibilizado e feliz de termos divididos tantos momentos juntos. Voa, lindo, obrigado por tudo!", declarou.

Nas redes sociais, boa parte do elenco dos programas da Xuxa, e até a ex-empresária da apresentadora, Marlene Mattos, lamentaram a perda do coreógrafo. "Acabei de saber da passagem do Berry. Ele foi nosso coreógrafo por muitos anos! Era do Uruguai! Que ano difícil!", escreveu Andréa Veiga, uma das assistentes de palco.

A ex-paquita e atriz Bárbara Borges também se despediu do artista. "Impossível falar da minha trajetória como paquita e não mencioná-lo! O coreógrafo Oswald Berry esteve presente em todo o processo de seleção do meu grupo Nova Geração e nos acompanhou, orientou e nos ensinou muito durante os anos que fui paquita! Berry foi 'o cara', o preparador das paquitas de todas as gerações!", relembrou ela.

TALENTO

Responsável pelas coreografias de Xuxa na TV Globo e nos shows, Oswald Berry trabalhou nos programas Xou da Xuxa, Xuxa Hits, Xuxa Park e Planeta Xuxa. Ele deixou de trabalhar com a apresentadora em 2002, quando chegou ao fim a parceria profissional com a diretora Marlene Mattos.

Até o momento, Xuxa Meneghel não se pronunciou sobre a morte do uruguaio. Já Marlene Mattos se disse abalada: "Vai com Deus, parceiro. Vou ficar com saudades".

Um dos marcos do trabalho de Oswald Berry ao lado de Xuxa foi na turnê Sexto Sentido, de 1994 a 1996, que foi registrado, na época, em VHS. Além das coreografias, Berry atuava no show como "O Mago". Veja um trecho final, em que o artista interage com a apresentadora:

Tags

Autor