CULTURA URBANA

Poetas pernambucanas competem na 8ª edição do SLAM BR

Campeonato nacional de poesia falada acontece entre 30 de setembro e 3 de outubro, de forma online; saiba como assistir

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 30/09/2021 às 17:54 | Atualizado em 30/09/2021 às 18:03
Notícia
X

Duas pernambucanas estão entre os poetas participantes da 8ª edição do SLAM BR, campeonato nacional de poesia falada que acontece entre hoje, 30 de setembro, e o próximo dia 3 de outubro (domingo). A disputa reúne 24 artistas, de 12 estados, representando essa modalidade de poesia oral surgida na década de 1980, nos Estados Unidos, e que se espalhou pelo mundo. O intuito principal é democratizar o acesso à poesia, tornando-a ferramenta de comunicação e de expressão cultural e artística mais acessível.

Via de regra, no slam, os poetas competidores devem recitar versos autorais, com até três minutos de duração, sob avaliação de um júri. Além de boa escrita e declamação, a modalidade exige do artista o cumprimento de regras que vão do respeito às minorias à proibição do uso de qualquer acessório que possa facilitar a performance, estando munidos apenas de microfone, como um jogo de cena.

Realizado desde 2014, o SLAM BR acontece este ano de forma totalmente digital, com transmissão gratuita através do Facebook, na página facebook.com/POETRYSLAMBRASIL, e pelo canal youtube.com/user/nucleobartolomeu. Outra novidade é que pessoas do público virtual serão escolhidas para integrar o júri e atribuir notas às apresentações.

“Considerando as dificuldades que temos enfrentado no campo da cultura nos últimos dois anos - e a necessidade de ouvirmos as vozes de poetas incríveis que nos ajudam a organizar um pouco esse caos - estamos felizes em conseguir realizar as edições do Slam SP e Slam BR em 2021 e com uma participação expressiva das comunidades. Os campeonatos estaduais de slam acabaram se entrelaçando ao nacional, já que o formato online possibilita que poetas de vários países estados participem”, observa Roberta Estrela D’alva, slammer, nome responsável por trazer o slam ao Brasil e apresentadora, durante anos, do programa Manos e Minas, da TV Cultura, parte importantíssima da cultura urbana, principalmente a do hip hop, no Brasil.

Hoje, primeiro dia de evento, haverá a abertura, com as primeiras eliminatórias realizadas já a partir das 18h. Amanhã, sexta-feira (1º), as eliminatórias prosseguem até que sejam escolhidos doze poetas. As duas semifinais acontecem no sábado (2), às 18h e às 20h. A grande final será no domingo (3), às 18h. O vencedor será o representante brasileiro na 1ª Copa América de Poetry Slam, que acontecerá no Rio de Janeiro, no final de novembro, e valerá vaga para o 1º Festival Mundial de Poetry Slam (World Poetry Slam Festival - WPSF).

Leia também: Slam das Minas PE abre vaquinha coletiva para levar Bell Puã à Paris

Leia também: Slam das Minas promove edição especial no Teatro Arraial

DE PERNAMBUCO

Por Pernambuco, competem em 2021 Joice Zau e Flora Rodrigues. Joice se apresenta como uma poeta e slammer africana e angolana, estudante de Letras e Engenharia. Faz poesia há dois anos e também é ativista. Já Flora Rodrigues faz parte da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco, é autora do livro BIBI ZINE, empreendedora digital e, claro, poeta. 

Em 2017, aliás, a grande campeã do SLAM BR foi a pernambucana Bell Puã, que já havia vencido o Slam das Minas de Pernambuco naquele ano. Depois de sair premiada das etapas estadual e nacional, Bell viajou até Paris, para a Copa do Mundo de Poesia Falada. “Nada teria alcançado sem o árduo exercício de empatia que despiu minhas certezas e me fez crescer um tanto. Se colocar no lugar do outro, sabe? Pegar aquela sua piada, aquela sua verdade absoluta, aquela sua arrogância de vomitar falsos saberes e transformar em outro”, contou Bell Puã em entrevista ao JC à época.

Em 2018, nossa representante foi a rapper e poeta Bione. Além de Pernambuco, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo também têm representantes no SLAM BR 2021.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por SLAM BR (@slam_br)

VENCEDORES

Quem vencer o Slam BR garantirá também vaga na Copa América de SLAM de 2021, em novembro, na Festa Literária das Periferias (Flup), no Rio de Janeiro. Os campeões desta etapa participarão do 1º Festival Mundial de Poetry Slam (World Poetry Slam Festival - WPSF), organizado por representantes dos cinco continentes, que será realizado na Bélgica, em setembro de 2022.

Tags

Autor