Com Animage, Teatro do Parque recebe primeiro festival de cinema em 11 anos
O 11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco terá formato híbrido, totalizando cerca de 160 títulos
Primeiro teatro equipado para receber filmes sonoros na história do Nordeste, em 1929, o Teatro do Parque terá o seu primeiro festival de cinema após 11 anos. Reinaugurado em dezembro de 2020, o centenário prédio da Rua do Hospício recebeu, até então, apenas algumas apresentações com público reduzido nos últimos meses. Agora, irá projetar mais de 20 produções de animação com o ANIMAGE - 11º Festival Internacional de Animação de Pernambuco.
O festival será realizado desta sexta-feira (8) a 17 de outubro, mas as sessões presenciais só começam na próxima terça-feira (12), incluindo a conhecida Mostra Erótica no dia 15. Os ingressos gratuitos serão distribuídos na bilheteria uma hora antes das sessões. Contando com a grade online, realizada no animagefestival.com, o evento acumula mais de 160 títulos.
Confira a programação completa de sessões online e presenciais do 11º Animage
Um dos únicos teatros-jardim do Brasil, o Parque foi fundado em 1915 e passou uma década inteira fechado para reforma. A reinauguração não pôde ser em grande estilo por conta da crise sanitária que assolou o país. No ANIMAGE, a ocupação será limitada a 300 lugares, atendendo aos protocolos de prevenção à Covid-19. O público será orientado sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras. Também será assegurado o distanciamento social entre as poltronas e o uso de álcool em gel.
A programação online terá Mostras Especiais de curtas e longas, Mostra Competitiva, além das atividades masterclass, entrevista e painel. As oficinas serão realizadas ao vivo pela plataforma Zoom. A programação para as crianças também terá sessão presencial no Compaz Miguel Arraes, na Madalena, nos dias 14 e 16 de outubro, com acesso gratuito.
"No ano passado não fizemos nada, mas no começo deste ano tivemos uma edição digital. Agora, vamos para o híbrido com uma programação super abrangente", diz Antônio Gutierrez, criador e diretor geral do ANIMAGE. "É uma experiência nova para a gente. Ao mesmo tempo, bastante positiva, porque a gente está ampliando a nossa vivência. A retomada no Teatro do Parque é simbólica, pois esse é um espaço que todo mundo tem uma relação afetiva muito grande. É uma experiência para contar."
"Estamos sendo o primeiro festival de audiovisual a ocupar uma programação. Ter essa oportunidade é muito legal e muito gratificante para a gente. O São Luiz, onde tradicionalmente fazemos, ainda não está funcionando, é uma pena", continua Gutierrez. Sobre a programação online, ele ressalta o uso da plataforma Shit 72. "Está sendo usado por grandes festivais e é bem amigável. As sessões ficam no ar durante 24 horas."
Sobre o teatro
Após a reforma, o Teatro do Parque conta com tela de projeção 4K e tecnologia 3D, três sistemas de som: para filmes, apresentações teatrais e eventos corporativos, e um novo sistema de climatização. Ao todo, foram mais de R$ 20 milhões de investimento. O restauro manteve o estilo da art déco, em alta na época da inauguração. A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura ainda lançará o edital de ocupação das pautas do teatro. Já o cinema contará com gestão direta própria e ainda deve anunciar os membros de sua equipe de curadoria e programação.