FESTIVIDADE

Qual é a origem do Halloween? Por que se comemora o Dia das Bruxas? O que significa e quem criou? Saiba tudo sobre a data

O Dia das Bruxas, ou Halloween, já é celebrado em diversas partes do mundo, assim como o Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Giovanna Torreão

Publicado em 29/10/2021 às 6:00 | Atualizado em 04/11/2021 às 19:31
Notícia
X

Celebrado principalmente nos Estados Unidos, o Halloween, Dia das Bruxas, se espalhou por diversas partes do mundo e movimenta setores da indústria, comércio e serviços. Mas apesar de terem sido popularizadas nos EUA, as tradições incorporadas ao Halloween têm origem nas ilhas britânicas, possivelmente na Antiguidade, e marcavam o fim da colheita e início do inverno naquela região.

No século VIII a celebração ganhou projeção com a mudança de data de uma festa católica. Já o festival da forma como o conhecemos hoje se consolidou entre os séculos XVI e XVIII. A data comemorativa une festa pagã, terror e um universo lúdico que muito é compartilhado com as crianças. A palavra "halloween" é a contração da expressão "All Hallows' Eve", ou véspera do Dia de Todos os Santos, tradução da expressão inglesa antiga.

Há diversas curiosidade sobre a comemoração e suas origens. Veja abaixo os principais questionamentos sobre o tema.

..

Qual é a origem do Halloween?

Acredita-se que a festividade se consolidou no século VIII, inspirada no festival celta de Samhain (termo que significa "fim do verão"), um antigo ritual pagão. Os celtas eram tribos que habitavam regiões da Península Ibérica às Ilhas Britânicas até a Ásia Menor, da Antiguidade até o início da Idade Média. O termo "celta" foi cunhado por gregos e romanos para se referir a essas tribos, consideradas bárbaras.

O Samhain durava três dias. Comemorado pelos povos com fogueiras, o momento era uma homenagem ao "Rei dos Mortos" e celebrava a abundância de comida após a época de colheita, além de marcar o início do período mais frio do ano e uma suposta conexão entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos.

Outras tradições possivelmente se misturaram às do festival de Samhain. Em Gales, por exemplo, também nas Ilhas Britânicas, era celebrado o Calan Gaeaf, comemorado em 1º de novembro, marcando o que seria o início do inverno.

O que é o Halloween no Brasil?

Comemorado no Brasil, principalmente, por instituições de ensino brasileiras para o estudo da cultura anglo-saxã, algumas escolas locais preferem comemorar o Dia do Saci no lugar do Halloween. A data foi escolhida para chamar a atenção dos brasileiros como movimento para defesa de mitos e folclores nacionais.

O que significa Halloween?

O Halloween tem suas raízes nas Ilhas Britânicas e seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo" e "eve" é o mesmo que "véspera". A partir do Século VIII, o nome passou a designar a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. O festival marcava a chegada do inverno.

Para as tribos celtas, o início do inverno seria um período de aproximação entre este mundo e o mundo dos mortos. Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.

Quando se comemora o Halloween?

O Halloween é celebrado no dia 31 de outubro. No século VIII, o papa Gregório 3º mudou a data do Dia de Todos os Santos de 13 de maio - a data do festival romano dos mortos - para 1º de novembro, período da festividade Samhain. Era uma tentativa de tornar cristã a festa pagã. Mas foram os rituais pagãos das tribos pré-históricas que terminaram por se popularizar.

Por que se comemora o Dia das Bruxas?

Dia das Bruxas, como é conhecido hoje, se espalhou pelos Estados Unidos a partir no século XIX, com a chegada em massa dos imigrantes irlandeses fugindo da "Grande Fome", quando sucessivas quebras de colheitas deixaram boa parte da população da Irlanda na miséria. As festas tradicionais irlandesas se espalharam em princípio pela Nova Inglaterra e depois por todo o território americano.

Nos festivais de agricultura das Ilhas Britânicas (a Irlanda é uma dessas ilhas), as fogueiras eram usadas na queima do joio (que celebrava o fim da colheita no Samhain), como símbolo para repelir bruxarias e a peste negra, ou para indicar o rumo a ser seguido pelas almas cristãs no purgatório (na sua versão cristã).

Outro costume de Halloween era o de prever o futuro - buscava-se prever a data da morte de uma pessoa ou o nome do futuro marido ou mulher.

Quais são as tradições do Halloween?

1. Trick or treat

Doces ou travessuras, ou “trick or treat“, é um clássico das festas de Halloween. A frase, geralmente dita pelas crianças, é usada no momento de pedir doces nas casas da vizinhança na noite da comemoração. Na tradição, as casas que se recusarem a oferecer os doces podem receber uma pegadinha feita pelos pequenos, como jogar ovos na fachada ou cobrir as plantas com papel higiênico.

2. Fantasias

As pessoas levam a sério a tradição de usar uma boa fantasia no Halloween. Nos EUA, a caracterização pode ser desde imitar um ícone ou fazer apostas mais tenebrosas., como zumbis, múmias ou fantasmas. Esse item é fundamental. Nos EUA, as pessoas podem ficar até meses elaborando e confeccionando seus adereços.

3. Histórias de terror

O momento também combina com filmes de terror ou com o compartilhamento de histórias macabras entre grupos. Tornar a festividade arrepiante faz parte do pacote!

4. Festas temáticas

As festas com o tema de Halloween não podem ficar de fora. Nos Estados Unidos, elas acontecem aos montes em todo território nacional, seja nas casas ou em grandes estabelecimentos.

Quais são os elementos do Halloween?

Como é uma festividade que mistura o místico, com bruxas, superstições e magia, tudo o que se relaciona com esses grupos pode ser usado na decoração dos ambientes. Alguns dos elementos mais usados são: bruxas, abóboras, velas, fogueiras, fantasmas, caldeirões, gato preto, vassouras, morcego, aranha, máscaras e fantasias. Alguns desses elementos, como fogueiras e abóboras esculpidas, remontam a antigos elementos que os celtas acreditavam ter o poder de afastar maus espíritos.

Quem criou o Dia das Bruxas?

O festival pagão atual ganhou força a partir de uma ação da Igreja Católica. Em meados do século VIII, o papa Gregório III mudou a data do Dia de Todos os Santos, que fora criado no século anterior em 13 de maio, para 1º de novembro, com o propósito de coincidir com a festividade Samhain. A ação foi uma tentativa de tornar cristã a festa pagã. Também agregou à celebração o Dia dos Mortos, uma tradição antiga Romana.

O Halloween com as características e nome atuais se consolidou em algum momento entre o século XVI e o século XVIII na Europa e tem relação com uma prática comum da Igreja Católica de tentar cristianizar populações consideradas pagãs. Era o caso dos herdeiros das tradições celtas, Irlanda e Escócia principalmente. A Igreja Católica criava festividades cristãs na mesma data em que eram realizados festivais pagãos, como forma de cristianizar as pessoas e incorporar traços da religião anterior, uma espécie de ressignificação à luz do catolicismo. 

Ao integrar a data católica do Dia de Todos os Santos (1º de novembro) e a data de origem romana do Dia dos Mortos (2 de novembro), passou-se a celebrar também a noite de início do festival, a véspera do Dia de Todos os Santos, que no inglês da época se dizia "All Hallows’ Eve". A expressão aos poucos virou "Halloween". E a celebração de 31 de outubro incorporou as características do festival de Samhain.

A criação da data cristã fez com que as tradições pagãs e cristãs se misturassem. Nos dias atuais, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos, superando em negócios datas especiais como o Dia dos Namorados e a Páscoa.

* Este texto contém links de parceiros a que o Portal NE10 é afiliado. Ao efetuar alguma compra através desses links, o portal pode receber uma comissão.

Citação

Britannica, The Editors of Encyclopaedia. "Halloween". Encyclopedia Britannica, 29 Oct. 2021, https://www.britannica.com/topic/Halloween. Accessed 3 November 2021.

Encyclopedia Britannica

Tags

Autor