feriado

Qual é o significado do Dia de Finados? Tudo o que você precisa saber sobre a data comemorativa

A data busca homenagear os entes queridos que já faleceram

Bruna Oliveira
Bruna Oliveira
Publicado em 01/11/2021 às 7:00
Notícia
FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Preparação dos Cemitérios do Recife para o dia de Finados CEMITÉRIO DE SANTO AMARO - FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Leitura:

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos será celebrado na próxima terça-feira (2) de novembro. A data busca homenagear os entes queridos que já faleceram. Mas o que significa a data, que foi instituída como feriado nacional? Veja tudo o que você precisa saber sobre a data comemorativa:

Qual é o significado do Dia de Finados?

A data se trata de um feriado católico, dedicado a orações e homenagens às pessoas que já faleceram. A palavra "finados" significa algo que findou, acabou ou morreu. No Brasil, o dia consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram e enfeitar seus túmulos com flores.

Por que 2 de novembro é o Dia de Finados?

O Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado em 2 de novembro, porque no dia anterior, 1º, é comemorado o Dia de Todos os Santos, data que celebra as pessoas que morreram em estado de graça, mas não tiveram a oportunidade de serem canonizados ou não são lembrados por ninguém.

Como costuma ser o dia 2 de novembro para os católicos brasileiros?

No Brasil, o dia consiste em visitar as sepulturas dos entes queridos que já morreram, acender velas e rezar pelos entes queridos. Além disso, é comum enfeitar os túmulos com flores.

Qual é a origem da comemoração do Dia dos Finados?

Os primeiros registros de orações pelos cristão falecidos ocorreram no século I, quando era costume visitar túmulos de mártires. Já em 732, o papa Gregório III autorizou que padres realizassem missas em memória dos falecidos.

Pouco tempo depois, o dia 2 de novembro passou a ser adotado em toda a Europa. A partir do século XV, o feriado se espalhou pelo mundo. O Dia dos Mortos passou a ser comemorado de maneiras diferentes de acordo com o país. No México, a famosa "Festa dos Mortos" junta antigos rituais dos Astecas com os costumes da religião Católica. 

Comentários

Últimas notícias