CINEMA

5 motivos para assistir "Duna", nova saga épica do cinema

Com Timothée Chalamet e Zendaya, filme de ficção cientifica vem movimentando discussões entre cinéfilos e fãs de franquias épicas do cinema

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/10/2021 às 16:27 | Atualizado em 25/10/2021 às 18:28
Notícia
X

O filme "Duna", de Dennis Villeneuve, chegou aos cinemas na última quinta-feira (21) e já vem movimentando discussões entre cinéfilos e fãs de sagas épicas. O longa estreou arrecadando US$ 40,1 milhões nas bilheterias norte-americanas - um começo respeitável, considerando o contexto pandêmico. Mas realmente vale o ingresso? Confira cinco motivos para assistir a superprodução:

..

1 Roteiro baseado em clássico

O roteiro coescrito pelo diretor, Jon Spaihts e Eric Rot foi baseado no livro homônimo de Frank Herbert, lançado em 1965 e considerado um dos pilares da ficção científica. "Duna" se passa no ano de 10191. A humanidade se espalhou por planetas do universo, mas regrediu politicamente para um regime feudal. A trama principal gira em torno do duelo político de três famílias nobres que governam conjuntos de planetas: os Atreides (da qual o protagonista, Paul, é herdeiro), Harkonnen e Corrino. Herbert escreveu cinco continuações para "Duna", sendo a última publicada em 1985.

2 Elenco estelar

WARNER/DIVULGAÇÃO
Zendaya em Duna - WARNER/DIVULGAÇÃO

Outro ponto é a formação do elenco, com atores queridinhos do público juvenil: Timothée Chalamet (Me Chame Pelo Seu Nome) interpreta o protagonista Paul Atreides, enquanto Zendaya (Homem-Aranha: Longe de Casa, Euphoria) vive Chani. O público também deve reconhecer os rostos de nomes da franquia Star Wars (Oscar Isaac e Sharon Duncan-Brewster) e dos filmes do Universo Marvel e DC Comics (Jason Momoa, Rebecca Ferguson, Oscar Josh Brolin, Stellan Skarsgård).

3 Diretor aclamado

Denis Villeneuve é um cineasta inspirado por Stanley Kubrick e responsável pelo aclamado "A Chegada" (2016), indicado ao Oscar de Melhor Filme, e por "Blade Runner 2049" (2017), que deu continuidade ao clássico de 1982. "Duna" é o filme pop de Villeneuve. O diretor teve a árdua tarefa de tornar o complexo universo do livro mais palatável, atingindo desde o público pré-adolescente.

4 Efeitos especiais grandiosos

A produção conta com efeitos especiais imponentes, supervisionados por profissionais que já trabalharam com Dennis Villeneuve em "Blad Runner 2049" (Paul Lambert e Gerd Nefzer). Impressionam as naves monumentais e as paisagens majestosas dos planetas que ambientam a trama.

5 Ficção científica para além da tecnologia

WARNER/DIVULGAÇÃO
Cena de Duna - WARNER/DIVULGAÇÃO

Uma característica interessante é que, apesar do gênero ficção científica, não existe tanto destaque para tecnologias, robôs ou computadores. O universo de "Duna" tem um aspecto feudal. Isso faz com que a trama seja essencialmente política, trazendo ainda à tona questões sociais e religiosas. Outro elemento original está na parte da ação: a existência de escudos invisíveis que protegem o corpo de armas de longa distância faz com que todos os combates sejam realizados corpo a corpo com armas brancas.

Tags

Autor