CINEMA

Confira a programação de filmes e debates da Jornada de Estudos Documentais, promovida pela UFPE

Mostra Competitiva terá mais de 50 filmes, além da exibição do longa-metragem convidado "Muribeca", de Camilo Soares e Alcione Ferreira.

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 18/11/2021 às 17:46 | Atualizado em 18/11/2021 às 17:51
DIVULGAÇÃO
LONGA Muribeca, de Camilo Soares e Alcione Ferreira, será uma das obras a ganhar sessão - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

A Jornada de Estudos Documentais, promovida pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por meio do curso de Cinema e Audiovisual, chega em sua terceira edição gratuita a partir da próxima segunda-feira (22), seguindo até o dia 26 de novembro. A programação conta com mesas acadêmicas, conferências e exibição de filmes, incluindo o longa metragem convidado "Muribeca", de Camilo Soares e Alcione Ferreira.

Os filmes da mostra estarão disponíveis para serem assistidos gratuitamente de 22 de novembro no site do evento (jornadadocumentario.com.br). Além da exibição das obras, durante todos os dias da JED ainda terão debates com os realizadores dos filmes, em dois horários diferentes, às 18h e às 19h. O mote deste ano, "Documentário e Educação", é motivado pelo centenário de nascimento de Paulo Freire. A produção é da Jaraguá Produções.

A inscrição para assistir às mesas é única, sendo válida para todas as atividades acadêmicas e podem ser realizadas gratuitamente pelo formulário do festival até dia 22 de novembro. A organização da III Jornada de Estudos do Documentário também confere certificado de participação.

Mostra competitiva

A Mostra Competitiva contará com exibição de 57 curtas e médias documentais, divididos em oito sessões temáticas. A primeira sessão é a "Janelas da Pandemia", que são filmes ambientados no momento pandêmico;
- "Os caminhos que trouxeram até aqui" traz obras que abordam ancestralidade e espiritualidade;
- "Costura de Afetos" com filmes que retratam trajetórias pelo olhar afetivo; a “Bem-Te-Vi” conta com obras de temáticas LGBTQIA+;
- "A Ficção do trabalho" apresenta filmes sobre as atividades humanas do trabalho; “Ruínas do presente” contém obras sobre memórias e o tempo,
- "De qualquer maneira, vou ficar na história" reúne filmes com histórias de personagens encantadores do cotidiano;
- "O que insiste" apresenta documentários sobre a ditadura militar.

Mostra cinema educação

A JED deste ano terá a Mostra Cinema-Educação, reunindo 26 filmes produzidos em diversos contextos educativos. São obras que foram produzidas em disciplinas ou cursos voltados para o cinema, que abordam temas que debatem a relação entre cinema e educação ou que fazem reflexões sobre processos educativos.

Outro destaque na temática educação é o projeto Coque Vídeo, que promove arte periférica por meio de formação e experimentação audiovisual voltado para crianças e adolescentes da Comunidade do Coque, em Recife. Serão uma série de oito filmes produzidos pelos estudantes do curso de formação do projeto. Uma delas é o "Brega Protesto", filme criado em parceria com o Grupo AdoleScer e outros movimentos sociais, vencedor do FestCine - 2019, na categoria videoclipe.

DIVULGAÇÃO
"Brega Protesto", filme criado em parceria com o Grupo AdoleScer e outros movimentos sociais, vencedor do FestCine - 2019, na categoria videoclipe - DIVULGAÇÃO

Muribeca

Na sexta-feira (26), às 19h, a programação documental encerrará com o longa convidado “Muribeca”, de Camilo Soares e Alcione Ferreira, que marcou presença em diversos festivais do Brasil e do Mundo. O filme retrata como os moradores do Conjunto Residencial Muribeca, no bairro de Jaboatão dos Guararapes, sentem o apagamento da comunidade e suas histórias, laços afetivos e memórias vividas naquela região.

Mesas e Debates

A jornada também conta, nos cinco dias de evento, com 15 mesas que irão debater temas diversos que abordam a relação do cinema documentário com pedagogia; processos criativos; propaganda e retórica; fricções, paisagens e temporalidades; questões indígenas; lutas sociais e coletivos; práticas cinematográficas experimentais; entre outros. A programação dos debates está disponível no site e todas as mesas serão transmitidas online por meio da plataforma Zoom.

SERVIÇO
III Jornada De Estudos Do Documentário
Quando: 22 a 26 de novembro
Inscrições: https://bityli.com/hKymLZ
Site: https://jornadadocumentario.com.br/

Comentários

Últimas notícias