ZONA DA MATA

Confira a programação do 7º Festival Arte na Usina, no município de Água Preta

Oficinas, shows gratuitos e feiras de artesanato estão na agenda do evento, que acontece até domingo (21)

Imagem do autor
Cadastrado por

Nathália Pereira

Publicado em 16/11/2021 às 20:41 | Atualizado em 16/11/2021 às 20:55
Notícia
X

O projeto Usina de Arte é mais um a apresentar programação presencial para este final de ano, após um longo período de afastamento cultural provocado pela pandemia. Sob o tema "A arte reage”, o Festival Arte na Usina acontece de amanhã (17) a domingo (21), em Água Preta, município na Zona da Mata Sul de Pernambuco.

A agenda de atividades contará com oficinas, apresentações musicais gratuitas e feiras de artesanato e gastronomia, distribuídas entre o Pátio de Eventos da Usina Santa Terezinha, a Usina de Arte e as Escolas João Vicente de Queiroz e Terezinha Pessoa de Queiroz.

“Cerca de 90% da programação musical será comandada pelos artistas locais em um propósito que dialoga com o tema do Festival deste ano, ‘A arte reage’. Essa reação se dá a partir de estímulos para que a cultura e tradições presentes no nosso entorno tenham espaço e oportunidades de seguirem adiante”, pontua Bruna Pessoa de Queiroz, presidente da Usina de Arte.

Os shows acontecem entre quarta-feira e sábado, sempre a partir das 20h. Sobem ao palco Violeiro do Brega, JJ e Banda; Luana Flor e Marcos de Araújo; Kelly Rosa, Rafael Menezes, Desdobrado Trio, Banda Fim de Feira, Zé Linaldo e Banda; DJ Neto e Carrapatos de Xexéu.

OFICINAS E OUTRAS ARTES

No campo das oficinas, o artista visual Raoni Assis comandará uma "Aplicação Prática de Grafite" junto a alunos das escolas contempladas, com intuito de tornar o ambiente escolar mais acolhedor a partir de intervenções realizadas pelos estudantes. Já Nei Vargas, doutor e pesquisador em Artes Visuais, conduzirá uma formação com professores das escolas da região com foco em abordagens transdisciplinares.

O Espaço Colaborativo Armazém Sebrae reunirá artesãos e empreendedores gastronômicos locais para comercializarem seus produtos a partir de consultoria e treinamentos realizados previamente. O evento será finalizado com a tradicional cultura da Cavalgada na Mata Sul do Estado, no domingo (21).

O projeto Usina de Arte está instalado onde funcionou a Usina Santa Terezinha, produtora de álcool e açúcar nos anos 1950. Hoje, contempla um museu de arte contemporânea ao ar livre, dentro de um Parque Artístico Botânico. Conta com quase 40 obras, de nomes como Geórgia Kyriakakis, Saint Clair Cemin, Paulo Bruscky, José Spaniol, Juliana Notari, Liliane Dardot e Frida Baranek.

CONFIRA A AGENDA DE SHOWS:

Quarta-feira (17/11)

Violeiro do Brega

JJ e Banda

Quinta-feira (18/11)

Luana Flor e Marcos de Araújo – voz e violão
Kelly Rosa – A Rosa e o Violão
Rafael Menezes e sua sanfona

Sexta-feira (19/11)

Desdobrado trio
Banda Fim de feira

Sábado (20)

Zé Linaldo e Banda

DJ Neto

Carrapatos de Xexéu

Tags

Autor