Confira a programação cultural do Dia da Consciência Negra no Recife
Agenda conta com atrações em espaços como Pátio de São Pedro, Praça do Arsenal, Paço do Frevo e bairro da Boa Vista
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no Brasil neste sábado, 20 de novembro, contará com programações culturais em equipamentos e espaços públicos do Recife. A data, que é o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1696, traz uma reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e a necessidade da superação do racismo. Confira a programação:
Pátio de São Pedro
A Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife, em articulação com o Conselho Municipal de Políticas para Igualdade Racial e o Núcleo Afro, realiza a partir desta sexta-feira (19) uma programação no Pátio de São Pedro, Pátio do Carmo e espaços culturais da cidade, estendendo-se até dezembro.
Na sexta-feira, a partir das 16h, o Pátio de São Pedro recebe: sessão de contação "O Ifá Contou", com Kemla Baptista, do Caçando Estórias; performance de dança do Grupo Frevo, Capoeira e Passo, às 17h; Slam das Minas PE, às 18h; Bloco Afro Daruê Malungo, Raízes de Quilombo, às 19h; Bloco Afro Araylê, Obanijé, às 20h; e Bloco Afro Lamento Negro, Obirim, às 21h. Ainda será realizado um cortejo de afoxés da Praça do Diário até o Pátio de São Pedro, às 17h, reunindo Ara Ode Elegbara, Omulu Pa Keru Awo Yamim Bale Gile e Oya Alaxé.
No sábado, a programação começa às 15h, com a sessão de contação "O Ifá Contou", com Kemla Baptista, do Caçando Estórias; performance DJ Geo, às 16h; desfile de moda Africana, com o estilista Senegalês Lassana Mangassouba, às 17h; Batalha da Escadaria (Du Rap), às 19h, encerrando com Lucas e Orquestra dos Prazeres, às 20h. Ainda haverá a abertura da exposição JUREMA, no Centro de Design do Recife, bairro de São José, às 14h.
Batalha da Escadaria
Evento que propaga a cultura hip hop no Recife há 13 anos, a Batalha da Escadaria retoma suas atividades nesta sexta-feira (19), na véspera do Dia da Consciência Negra, na escadaria localizada na esquina da Rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro. O evento começa às 19h30. Com MCs do Grande Recife e do interior do estado, as rimas são feitas no estilo freestyle e cada participante terá 45 segundos para duelar.
No sábado (20), a Batalha volta ao Centro com duelo no Pátio de São Pedro, às 19h, integrando a programação municipal do Dia da Consciência Negra. No domingo (21), o evento recifense ainda participará do Duelo Nacional de MC’s 2021, realizado em Belo Horizonte. Os MCs Vinícius ZN e Vitu vão representar a cidade.
Festival da Cultura Negra no Recife Antigo
Após a Marcha da Consciência Negra da Articulação Negra de Pernambuco (Anepe), realizada a partir das 14h no Pátio do Carmo, no Centro do Recife, o Festival da Cultura Negra será realizado na Praça do Arsenal, Bairro do Recife, a partir das 18h.
A programação terá Afoxé Oyá Alaxé, Okado do Canal, Uana Mahin, Dj IDLibra, Dj Boneka, MC Agô, Recital Boca no Trombone, Paje IB, Sujistência, Coco do Seu Zé Moleque, Dj Themonia e Kizombadeiras e a Batalha do Conhecimento, encabeçada pelo tradicional recital Boca no Trombone. Além disso, das 15h às 21h, também acontece a Feira Akofena, na Rua do Bom Jesus, com a participação de 20 empreendedoras negras.
Paço do Frevo
O Paço do Frevo recebe o Afoxé Omô Nilê Ogunjá no seu projeto Sábado no Paço, a partir das 17h. O espetáculo contará com bailarinos que, através da dança, reforçarão os sentidos das letras que festejam as culturas de matrizes africanas. A apresentação será realizada na Praça do Frevo, no terceiro andar do museu, com ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia).
O projeto Sábado no Paço convida os visitantes do museu e a comunidade a participarem de atividades culturais que aproximam o público do universo diverso do Frevo. O ingresso para o evento está incluso no valor da entrada do museu. Aos sábados, o Paço do Frevo funciona das 11h às 17h, com última entrada para visitação às 16h30 - 30 minutos antes do horário de fechamento.
Live no Centro Cultural Grupo Bongar
O grupo baiano CABOKAJI está realizando uma turnê virtual por quatro cidades nordestinas e, neste sábado (20), a partir das 19h, será a vez de Olinda. Eles apresentam show virtual, transmitido no YouTube do Centro Cultural Grupo Bongar (youtube.com/c/maribongar). Neste show, Mayale Pitanga - o guitarrista e cantor do Cabokaji - faz apresentação solo de canções do seu álbum afroindígena, introspectivo e intimista ORÉ.
Além de Olinda, o grupo já passou por Aracaju, Maceió e volta no próximo dia 27 de novembro para Salvador. A ação é resultado do projeto Original Caboks, que conta com patrocínio do Natura Musical e do Governo da Bahia – através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.