MÚSICA

Equipe de Chico Buarque se pronuncia sobre semelhança entre música do cantor e nova faixa de Adele

Internautas têm apontado a similaridade entre "To Be Loved", do recém-lançado "30", com "Eu Te Amo", composta por Chico e Tom Jobim; discussão foi acalorada por polêmica envolvendo compositor de Martinho da Vila

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 22/11/2021 às 17:00 | Atualizado em 22/11/2021 às 23:13
Notícia
X

A equipe de Chico Buarque negou que a cantora britânica Adele tenha plagiado o músico em sua canção "To Be Loved", do seu último álbum "30". Desde o lançamento do novo disco, internautas têm apontado a semelhança da canção com "Eu Te Amo", composta por Chico e Tom Jobim. A negativa foi repassada para a "Folha de S. Paulo".

"Eu Te Amo" foi lançada por Chico no álbum "Vida" (1980), em dueto com Telma Costa e com produção de Sergio de Carvalho. No Twitter, internautas apontam, mais especificamente, para a semelhança nos toques de piano dos primeiros segundos das canções.

Caso de "Mulheres", de Martinho da Vila

Já a situação envolvendo a semelhança entre "Mulheres" e "Million Years Ago", que integra o álbum "25" (2015), pode realmente parar na justiça. O compositor mineiro Toninho Geraes, autor da canção, já enviou duas notificações extrajudiciais já foram enviadas à Greg Kurstin, compositor da faixa da britânica.

A gravadora Recordings/Beggars Group e o grupo Sony Music também estariam cientes da ação, que afirma que eles "se apropriaram das primeiras notas da introdução, refrão e final".

"Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada", disse Toninho à Veja. "Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça", disse o advogado Fredímio Biasotto Trotta. De acordo com eles, foram contabilizaram 88 compassos com cópia, o que soma 3 minutos e 3 segundos da faixa e representa 87% da canção.

Tags

Autor