MÚSICA

Após polêmica com Martinho da Vila, internautas apontam semelhanças entre músicas de Adele e Chico Buarque. Entenda

"To Be Loved", presente no recém-lançado álbum "30", teria o início similar a "Eu Te Amo", composta por Chico e Antônio Carlos Jobim

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 22/11/2021 às 15:51
DIVULGAÇÃO
PODEROSA A cantora Adele lançou seu quarto álbum e, segundo críticos, o disco de 12 faixas é "um manual de sobrevivência no jogo amoroso" - FOTO: DIVULGAÇÃO
Leitura:

Após a controvérsia de semelhanças entre músicas de Martinho da Vila e Adele, que rendeu até um processo de plágio para o compositor da britânica, a internet voltou a apontar similaridades entre uma canção da cantora com outro clássico da MPB. "To Be Loved", presente no recém-lançado álbum "30", teria o início similar a "Eu Te Amo", composta por Chico Buarque e Antônio Carlos Jobim.

No Twitter, internautas apontam, mais especificamente, para a semelhança nos toques de piano dos primeiros segundos das canções. Apesar da grande repercussão de algumas publicações, as opiniões divergem, já que os toques são considerados formas musicais simples e que naturalmente podem soar semelhantes.

"Eu Te Amo" foi lançada por Chico no álbum "Vida" (1980), em dueto com Telma Costa e com produção de Sergio de Carvalho. No streaming, a "fonte" da música é apontada como a Universal Music. Na tarde da segunda-feira (22), a equipe de cantor se pronunciando negando a possibilidade de plágio.

Caso de "Mulheres", de Martinho da Vila

Já a situação envolvendo a semelhança entre "Mulheres" e "Million Years Ago", que integra o álbum "25" (2015), pode realmente para na justiça. O compositor mineiro Toninho Geraes, autor da canção, já enviou duas notificações extrajudiciais já foram enviadas à Greg Kurstin, compositor da faixa da britânica.

A gravadora Recordings/Beggars Group e o grupo Sony Music também estariam cientes da ação, que afirma que eles "se apropriaram das primeiras notas da introdução, refrão e final".

"Fiquei estarrecido quando me dei conta. A melodia e a harmonia são iguais. É uma cópia escancarada", disse Toninho à Veja. "Nossa intenção era tentar um acordo, mas, diante do silêncio, recorreremos à Justiça", disse o advogado Fredímio Biasotto Trotta. De acordo com eles, foram contabilizaram 88 compassos com cópia, o que soma 3 minutos e 3 segundos da faixa e representa 87% da canção.

Comentários

Últimas notícias