LITERATURA

Clarice Lispector: nova biografia traz detalhes sobre a última viagem ao Recife e entrevista inédita para TV

A publicação de 700 páginas, lançada pela editora Rocco, é uma versão aumentada e revista do livro "Eu sou uma pergunta", de 1999

Bruno Vinicius
Bruno Vinicius
Publicado em 10/12/2021 às 10:16
Acervo/Casa Rui Barbosa
Clarice em entrevista à TV Educativa - FOTO: Acervo/Casa Rui Barbosa
Leitura:

A escritora ucraniana e, agora centenária, Clarice Lispector (1921 - 1977) fazia questão em afirmar que era pernambucana. Em 1925, após três anos morando em Maceió, mudou-se para o Recife - cidade a qual inspirou seus primeiros escritos e contato com a literatura. Um ano após a comemoração do seu centenário, a biógrafa Teresa Montero lança o livro "À procura da própria coisa: Uma biografia de Clarice Lispector", tendo a Capital Pernambucana como uma das protagonistas na história de Clarice.

A publicação de 700 páginas, lançada pela editora Rocco, é uma versão aumentada e revista do livro "Eu sou uma pergunta", de 1999, pelo mesmo grupo editorial. A pesquisadora e professora adicionou mais três décadas de pesquisas na nova versão, as quais têm como destaque a única entrevista concedida no seu apartamento no bairro do Leme, no Rio de Janeiro, à TVE (atual TV Brasil); a última viagem da escritora ao Recife, em 1976, ao lado de Augusto Ferraz; e a sua participação em movimentos estratégicos contra a ditadura militar no Brasil.

Divulgação
Capa do novo livro - Divulgação

A biografia é fruto de uma inquietação da Teresa em três décadas de pesquisas dedicadas à Clarice. No primeiro livro, por exemplo, ela queria abordar sobre a viagem da escritora ao Recife, mas só pode descrevê-la em contato com a cineasta e documentarista Taciana Oliveira - que havia encontrado o escritor Augusto Ferraz no processo do novo documentário sobre Lispector. "Na terceira parte desse livro, eu falo só da visita dela ao Recife em 1976. Eu reconstituo a viagem de Clarice à cidade, onde ela foi fazer uma palestra no Bandepe, que é o atual prédio do Porto Digital", explica a escritora.

Para esse capítulo, Teresa traz esse mapeamento da viagem de Lispector através de verbetes dos locais pelos quais ela passou no Recife e em Maceió. "Esse capítulo é fundamental para o livro e essa viagem foi muito importante para Clarice, porque ela já estava escrevendo 'A Hora da Estrela', o último livro publicado em vida. Esse capítulo é fundamental, não só para falar da relação com a cidade de vocês, mas também para a história literária dela. Porque ela viveu a cidade, há fotos inéditas, o que ela viveu com a família, o passeio que ela faz com Augusto Ferraz, que é um pernambucano responsável por essa ida de Clarice", conta.

No livro também há uma quarta parte em que é intitulado "Guia-Mapa de Recife e Maceió", o qual traz os detalhes dessa viagem detalhadamente. "É um roteiro do caminho que ela faz da viagem ao Recife e Maceió, mas sobretudo da primeira. Eu coloco em formas de verbetes os lugares que são importantes ou foram importantes para a Clarice menina e a adulta. Tem o Ginásio Pernambucano, o grupo escolar João Barbalho, tem a Sinagoga Israelita da Martins Júnior e as casas em que ela morou", enfatiza a escritora.

Entrevista inédita

Por muito tempo, imaginou-se que havia uma única entrevista de Clarice à televisão. A aparição dela na TV Cultura, em 1977, em uma conversa com o jornalista Júlio Lerner, em São Paulo, é um dos clássicos da autora. Entretanto, a inquietação de Teresa a levou ao Arquivo Público Nacional. Lá, ela encontrou a primeira aparição da escritora na TVE Rio de Janeiro (atual TV Brasil), no programa "Os Mágicos", comandado por Araken Távora, em 1976.

Também é a sua única aparição dentro do apartamento no Leme, no Rio, em que ela concedeu uma conversa ao lado do seu cachorro. Foram recuperados cinco minutos desse documento, que também está presente no documentário "A Descoberta do Mundo", da cineasta pernambucana Taciana Oliveira. "Para a nossa sorte, o material estava preservado. Pela pesquisa, a entrevista tem 13 minutos, mas só recuperamos 6 minutos. O mais bacana foi ter preservado a entrevista e ela ser exibida, de forma pioneira, no documentário 'A Descoberta do Mundo', diz a biógrafa.

No material, além da visita inédita ao Recife e o trecho da entrevista, o leitor conhecerá um caderno de fotos desconhecidas da autora. Há registros na intimidade de Lispector, em seu apartamento do Leme, mas também fotos da sua presença na Capital Pernambucana no ano em que palestrou no Bandepe.

Confira as fotos inéditas:

 

ACERVO/CASA RUI BARBOSA
Clarice durante a entrevista à TVE - ACERVO/CASA RUI BARBOSA
ACERVO/CASA RUI BARBOSA
Clarice no Ginásio Pernambucano - ACERVO/CASA RUI BARBOSA
ACERVO/CASA RUI BARBOSA
Clarice durante a ditadura militar - ACERVO/CASA RUI BARBOSA
ACERVO/CASA RUI BARBOSA
Casa de Clarice em entrevista à TVE - ACERVO/CASA RUI BARBOSA
ACERVO/CASA RUI BARBOSA
Visita de Clarice em Boa Viagem, Zona Sul do Recife - ACERVO/CASA RUI BARBOSA

Comentários

Últimas notícias