TEATRO

Movimento dos Sem Ingresso chega ao Recife. Entenda

Ação, que existe na cidade de Curitiba há 17 anos, é um trabalho voluntário de formação de plateia, troca e divulgação de espetáculos

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 17/12/2021 às 21:05 | Atualizado em 18/12/2021 às 0:04
Notícia
X

Ação que existe na cidade de Curitiba (PR) há 17 anos, o Movimento dos Sem Ingressos é um trabalho voluntário de formação de plateia, troca e divulgação de espetáculos. Em resumo, grupos e espetáculos doam ingressos para distribuição a pessoas que não posuem condições de pagar uma entrada de teatro.

O ator pernambucano Rodrigo Hermínio procurou a imprensa nesta semana para avisar sobre a criação de uma versão local do projeto, implementando a prática em peças do Recife. Já foi criada uma conta no Instagram (@semingressospe) e um formulário do Google para o movimento.

Rodrigo Hermínio participa do grupo Teatro do Amanhã, que estreia neste domingo (19), às 16h30, o espetáculo infanto-juvenil "Jeremias e as Caraminholas", no Teatro Apolo, Bairro do Recife. O grupo separou 40 ingressos para pessoas que não podem pagar, como forma de dar um pontapé.

Entendendo o movimento

O objetivo seria disponibilizar para estudantes de teatro, pessoas com baixa renda, pessoas sem renda fixa, desempregados e pessoas com dificuldade financeira. "Não quero que o movimento fique vinculado ao meu nome. Quero que a classe artística abrace, como em outros movimentos que já ocorreram, como o Ocupe Estelita e Ocupe Teatro do Parque", diz Rodrigo Hermínio.

"Em Curitiba, quando é realizado algum festival, por exemplo, as pessoas que não podem pagar vão lá e escolhem o espetáculo. Elas perguntam se a peça participa do movimento sem ingressos e, caso o público pagante não lote a sala, eles entram", explica.

"Queria ajudar sobretudo os estudantes de teatro e as pessoas desempregadas e de baixa renda. Eu cursei teatro na UFPE e muitas vezes tínhamos de assistir peças para fazer críticas, por exemplo. Muitos estudantes dependem de bolsa e não tinham condições de assistir", conta Rodrigo, citando que a ação poderia auxiliar alunos da Escola Municipal de Arte João Pernambuco e Escola Técnica Estadual Professor Alfredo Freyre.

"Estou tentando entrar em contato com outros grupos, mas por enquanto temos poucos espetáculos por conta da pandemia", diz. Contudo, o ator reforça que a peça "Jeremias e as Caraminholas" contará com a iniciativa.

Sobre "Jeremias e as Caraminholas"

Escrito pelo dramaturgo Alexsandro Souto Maior, o espetáculo infanto-juvenil "Jeremias e as Caraminholas" é a segunda montagem do grupo teatral pernambucano Teatro do Amanhã. Usando técnicas do teatro de animação, aliadas ao trabalho dos atores, a produção é a primeira da companhia dedicada às crianças e aos adolescentes. A direção é de Rodrigo Hermínio, que também conduziu "Congresso do Kaos", primeira encenação do Teatro do Amanhã, voltada para o público adulto.

A trama conta a história do pré-adolescente Jeremias (Gabriel Cabral). Ele faz descobertas sobre o tempo cronológico, o tempo do coração, as memórias e o amor, contando com a ajuda do avô (Zé Lucas Bastos), um relojoeiro, e dos deuses Cronos (Layon Figueroa) e Kairós (Thiago Rodrigues), representações da mitologia grega para o tempo.

Tags

Autor