TV

70 anos das novelas: Globo exibe especial sobre a paixão nacional. Saiba tudo sobre o programa

Com participação de grandes atores e atrizes, especial relembrará heroínas, vilãs, casais românticos e história da força das mães

Emannuel Bento
Cadastrado por
Emannuel Bento
Publicado em 21/12/2021 às 15:54 | Atualizado em 21/12/2021 às 16:31
TV GLOBO/REPRODUÇÃO
Odete Roitmann (Beatriz Segall) e Raquel Accioli (Regina Duarte), personagens de Vale Tudo - FOTO: TV GLOBO/REPRODUÇÃO
Leitura:

Na noite em que as novelas completam sete décadas, dia 21 de dezembro, a TV Globo exibirá o especial "70 Anos Esta Noite", logo após "Um Lugar ao Sol". Participam nomes como Lima Duarte, Tony Ramos, Gloria Pires, Susana Vieira, Patrícia Pillar, Lilia Cabral, Antônio Fagundes, Taís Araújo, Renata Sorrah, Fernanda Montenegro, Adriana Esteves, Claudia Raia, Carolina Dieckmann, Giovanna Antonelli, Nivea Maria, entre tantos outros.

Com roteiro de Bia Braune e Celso Taddei, direção de Henrique Sauer e supervisão de texto de George Moura, o especial apresenta um recorte que contempla os elementos-chave presentes nas novelas, entre eles: as heroínas, os vilões e vilãs, os casais românticos e a história da força das mães. "70 Anos Esta Noite" terá reprise em 22 de dezembro, no Viva, às 18h30.

A primeira novela da Globo

O especial relembra ainda a primeira novela produzida na TV Globo, 'Ilusões Perdidas', que foi ao ar entre abril e julho de 1965. Obra escrita por Enia Petri e dirigida por Líbero Miguel e Sérgio Britto, e que trazia Leila Diniz e Reginaldo Faria como par romântico principal. De lá pra cá foram mais de 300 novelas produzidas na TV Globo. Agora no auge de seus 70 anos, as novelas seguem em constante transformação, renovação, inovação e surpreendendo a cada dia com uma nova história.

Impacto social

Além de contarem histórias que são atemporais, as novelas são e sempre foram um convite à reflexão sobre as transformações sociais e culturais. Muitas vezes promovendo debates sobre temáticas relevantes de cada época. Ao longo destas décadas, se tornaram uma paixão nacional, refletindo na tela a cultura, o dia a dia e a realidade do brasileiro, cuja identificação ultrapassa os limites da ficção.

Reprodução/Instagram
Jéssica Ellen - Reprodução/Instagram


No programa, a atriz Jéssica Ellen personifica a voz da telenovela, no papel de narradora, guiando o público para um passeio pela memória afetiva. No cenário montado nos Estúdios Globo, enormes projeções em tecidos ajudam a promover o resgate dessa trajetória.

Reencontros 

Para celebrar o amor na ficção, o "70 Anos Esta Noite" promove reencontros memoráveis entre Betty Faria e Francisco Cuoco ("Pecado Capital"), Juliana Paes e Rodrigo Lombardi ("Caminho das Índias" e "A Força do Querer") e Mateus Solano e Thiago Fragoso ("Amor à Vida").

E que novelas não têm matriarcas guerreiras, poderosas e incansáveis? As mães da teledramaturgia e suas crias estão representadas pelos encontros de Lilia Cabral e Fernanda Vasconcellos ("Páginas da Vida"), Susana Vieira e Carolina Dieckmann ("Senhora do Destino") e Regina Casé e Chay Suede ("Amor de Mãe").

As vilãs

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO
Patrícia Pillar, Renata Sorrah e Claudia Raia - ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

As vilãs, que o público ama odiar, não poderiam ficar de fora. As atrizes Adriana Esteves (Carminha, ‘Avenida Brasil’; Laureta, ‘Segundo Sol’; Telma, ‘Amor de Mãe’), Christiane Torloni (Tereza Cristina, ‘Fina Estampa’), Gloria Pires (Maria de Fátima, ‘Vale Tudo’, Raquel, de ‘Mulheres de Areia’ – e muitas outras), Patrícia Pillar (Flora, ‘A Favorita’), Claudia Raia (Lívia Marine, ‘Salve Jorge’) e Renata Sorrah (Nazaré Tedesco, ‘Senhora do Destino’) relembram algumas das cenas memoráveis e momentos inesquecíveis da carreira.

Comentários

Últimas notícias