MÚSICA

Em ano eleitoral, artistas vivem 'prova de fogo' e revelam ou não apoio a possíveis candidatos da presidência

Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Letrux e Duda Beat tiverem seus posicionamentos repercutidos nas redes sociais

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 03/01/2022 às 11:53 | Atualizado em 04/01/2022 às 17:44
Notícia
X

O posicionamento político de artistas tem movimentado a esfera pública nos últimos períodos. No ano que marca as eleições presidenciais não poderia ser diferente. Na virada de Ano Novo, o posicionamento de artistas em seus shows de réveillon têm repercutido nas redes sociais - seja pelos discursos mais diretos contra o presidente Jair Bolsonaro, pelo apoio a possíveis candidatos à presidência ou a ausência de posicionamento frente ao movimento político dos seus públicos.

Em apoio à candidatura do ex-presidente Lula, a cantora carioca Letrux vestiu a camisa com o rosto do possível presidenciável com a frase "Lula 2022". A cantora realizou um show na festa Reveião, no Cais de Santa Rita, Centro do Recife, e aproveitou o momento para apoiar o petista, acompanhada do público que entoou um dos jingles utilizados em campanhas pelo político. Apesar de não ser pré-candidato oficial à presidência, Lula lidera todas as pesquisas eleitorais para o pleito deste ano.

Quem também demonstrou apoio a Luiz Inácio foi a cantora pernambucana Duda Beat. A artista pop realizava um show em Barra Grande, no Piauí, e ouviu a plateia puxar um coro contra Jair Bolsonaro. Como resposta, Duda decidiu citar Lula ao invés de criticar o atual presidente.

"Posso confessar um negócio a vocês? Toda vez que as pessoas puxam 'Ei, Bolsonaro, vai tom*r no c*' eu começo a querer falar sobre Lula. Eu acho que a gente podia começar a falar 'Lula, Lula, Lula' (…) Aí sim, p*rra. Vamos parar de falar desse cara [Bolsonaro]. Vamos falar de Lula agora, 2022", disse a cantora no show.

Após a realização do evento, ela ainda comentou nas suas redes a respeito do seu posicionamento. "Começando o ano com esse vídeo viralizado. Todos que me acompanham sabem meu posicionamento. Para além disso, sou formada em Ciência Política pela Unirio. Um orgulho ter essa formação na minha trajetória, ser a pessoa política que sou com os princípios que acredito", afirmou.

Divas do Axé em diferentes momentos

Uma das artistas mais criticadas pela ausência de um posicionamento político nesses últimos anos, Ivete Sangalo entoou os gritos contra Bolsonaro em um show. "Não ouvi", diz a cantora, enquanto ouvia a plateia gritando. "Tá baixinho". ."[Ele] Vai acabar escutando de tão alto que foi", continuou. Em julho do ano passado, mês em que se atingiu 500 mil mortes por covid-19 no Brasil, ela fez o seu primeiro discurso contra o presidente: "Esse governo que está aí não me representa, nem mesmo antes da ideia dele existir", disse nas redes.

Enquanto Ivete decidiu se posicionar, Claudia Leitte ficou calada no show quando o público gritou "Fora Bolsonaro". A artista baiana se apresentava na "Prainha da Claudinha", em Natal, na virada do Ano Novo. Assim como Ivete, ela foi uma das artistas mais criticadas por não ter um discurso contra o presidente durante a campanha de 2018 e a pandemia.

 

Tags

Autor