CINEMA

9ª Mostra Canavial de Cinema leva sessões gratuitas a oito cidades da Zona da Mata

Edição de 2022 exibe 13 curtas-metragens feitos da região nos últimos 10 anos, além de oficinas que estimulam a produção local

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 21/01/2022 às 18:24
Notícia
X

Democratizando o acesso ao cinema na Zona da Mata Norte de Pernambuco, a Mostra Canavial de Cinema chega em sua 9ª edição a partir desta terça-feira (25), seguindo até 11 de fevereiro. Sendo vitrine para as produções audiovisuais locais, o projeto levará sessões e outras atividades gratuitas a oito cidades da região. Cada município recebe dois dias de exibições, totalizando 13 curtas-metragens.

Serão exibidas produções autorais da Zona da Mata Norte nos últimos 10 anos, com curadoria de Caio Dornelas. As obras foram produzidas por realizadores e realizadoras de audiovisual de cidades como Goiana, Carpina, São Vicente Férrer, Nazaré da Mata, entre outras, que trazem à tona temáticas históricas, sociais, políticas e culturais próprias da realidade da área, sob o olhar crítico e poético das populações locais.

Os filmes serão apresentados em duas sessões, sendo uma por dia, sempre às 19h, em cada uma das oito cidades no circuito: Condado (25 e 26/01), Goiana (27 e 28/01), Glória do Goitá (29 e 30/01), Paudalho (01 e 02/02), Nazaré da Mata (03 e 04/02), Carpina (05 e 06/02), São Vicente Férrer (08 e 09/02) e Vicência (10 e 11/02).

As sessões ocorrem em espaços públicos e ao ar livre, como praças, comunidades rurais e ribeirinhas, trazendo o cinema para perto de populações carentes desse tipo de arte.

Sobre a programação

DIVULGAÇÃO
"Da Boca da Noite à Barra do Dia, com Mestre Marcelo" integra a programação da 9ª Mostra de Cinema Canavial - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
"Mestre Marcelo, Baian Rica" integra a programação da 9ª Mostra de Cinema Canavial - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
"Aracá" integra a programação da 9ª Mostra de Cinema Canavial - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
"Mestra Cristina, Cultura o Tempo Todo" integra a programação da 9ª Mostra de Cinema Canavial - DIVULGAÇÃO

Reunindo ficção, documentário e animação, a Mostra Canavial se debruça sobre registros de mestres, mestras e manifestações culturais da Mata Norte, além de conflitos sociais, de gênero, temáticas LGBTQIA+, entre outros temas ambientados na Zona da Mata. Após as sessões, a equipe da Mostra conduz um debate com os espectadores.

"É um conjunto de filmes que traça um percurso de conquista de territórios e amadurecimento de um povo que vem se ocupando em contar suas histórias da forma mais honesta que pode", defende Caio.

A programação audiovisual da Mostra Canavial de Cinema é gratuita, aberta ao público e acontece com incentivo do Funcultura, através da Fundarpe, Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e Governo de Pernambuco. As atividades acontecem com respeito aos protocolos de prevenção contra a gripe e Covid-19.

Haverá distribuição de máscaras e álcool gel para o público e disponibilização de assentos respeitando regras de distanciamento social.

Sessão especial

Na abertura em Condado, neste 25/01, a Mostra Canavial escolheu um filme especial para dar início à edição 2022 - o curta “Da Boca da Noite à Barra do Dia”, do diretor Tiago Delácio, será exibido extraordinariamente na programação. Gravado na cidade, o filme saiu premiado no 54º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em dezembro passado. A obra foi eleita Melhor Filme pelo júri popular do festival e rendeu ainda o prêmio de Melhor Ator para o Mestre Marcelo, do Cavalo-Marinho de Condado.

Programação paralela

ERNESTO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO
CINEMA Caio Dornelas, idealizador da Mostra Canavial - ERNESTO RODRIGUES/DIVULGAÇÃO

Nesta 9ª edição, haverá a realização da Oficina Realização Rápida de Cinema Ligeiro em Condado (24, 25 e 26/01) e Paudalho (01 e 02/02), com público mobilizado localmente pela produção do festival. Já em Vicência (19 e 20/02), a Mostra culmina com o 9º Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, reunindo cineastas, produtores e realizadores de cinema da Zona da Mata Norte em palestras, debates e atividades culturais diversas.

Caio acredita que, desde o surgimento da Mostra Canavial, em 2011, a iniciativa ajudou a acelerar a produção cinematográfica na Zona da Mata nos últimos anos. Ele cita que surgiram cineclubes e produtoras independentes, e ajudando a formar novos cineastas.

"Muitos realizadores que assistiam à Mostra no início e participaram das oficinas, hoje exibem seus filmes na nossa programação. A linguagem cinematográfica é um instrumento de luta e de expressão que deve estar ao alcance de todos”, endossa.

Programação por cidade

Condado: 25 e 26/01
Engenho Bonito - Associação de Trabalhadores Rurais do Assentamento Luiza Ferreira

Goiana: 27 e 28/01
Praça da praia de Atapuz, em frente à Igreja de São Benedito

Glória do Goitá: 29 e 30/01
Sítio Malícia, em frente ao Museu do Cavalo Marinho do Mestre Zé de Bibi

Paudalho: 01 e 02/02
Distrito Rosarinho, em frente à Igreja do Rosário dos Pretos

Nazaré da Mata: 03 e 04/02
Assentamento Camarazal

Carpina: 05 e 06/02
Caraúba Torta, em frente à Escola São Joaquim

São Vicente Férrer: 08 e 09/02
Praça Severino Carneiro, em frente à biblioteca

Vicência: 10 e 11/02
Povoado de Angélicas, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosarinho

Vicência: 19 e 20/02
9º Encontro do Arranjo Produtivo Local do Audiovisual, voltado a cineastas, produtores e realizadores de audiovisual da Mata Norte

Programação audiovisual

Sessão Especial (exclusivamente na abertura da Mostra, dia 25/01, em Condado)
"Da Boca da Noite à Barra do Dia", de Tiago Delácio

Sessão "Do Canavial para o Mundo" (1º dia de cada cidade)
"Quando a chuva vem?", de Jefferson Batista
"Cambinda: Onde nada se ensina, tudo se aprende", de Enoo Miranda
"Painho e o Trem", de Mery Lemos
"Aracá", de Abiniel João Nascimento
"O Cine São Vicente", de Kleber Camelo
"Estrela Nazarena", de Luiz Felipe Sena

Sessão "Do Mundo para o Canavial" (2º dia de cada cidade)
"Maurício Soares, Baiana Rica", de Gabriela Monteiro
"Raphael e Nain", de Durval Cristóvão
"Mestra Cristina, Cultura o Tempo Todo", de André Pina
"Eu Sou Raiz", de Cíntia Lima e Lílian de Alcântara
"Solo", de Brunna Carvalho
"Geisiely com Y", de Mery Lemos
"O Que Se Memora", de Caio Dornelas e Ernesto Rodrigues

SERVIÇO
9ª Mostra Canavial de Cinema
Onde: De 25 de janeiro a 20 de fevereiro de 2022
Sessões de cinema gratuitas às 19h
Mais informações: www.mostracanavial.com.br / Instagram @mostracanavial

Tags

Autor