MÚSICA

Família de Maestro Duda cria vaquinha para custear recuperação do músico após AVC

Ícone do frevo perdeu a movimentação parcial de membros do lado direito do corpo e precisa de reabilitação com fisioterapeuta neurológico, cuidador de idosos e fonoaudiólogo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 03/02/2022 às 17:54 | Atualizado em 03/02/2022 às 20:35
Notícia
X

A família de José Ursicino da Silva, o Maestro Duda, criou uma campanha para arrecadar fundos para a recuperação do famoso regente, compositor, arranjador e instrumentista do frevo. O músico de 86 anos sofreu um AVC isquêmico em 25 de janeiro, foi internado em um hospital particular do Recife e recebeu alta na última terça-feira (1º). Em consequência, Duda perdeu a movimentação parcial de membros - braço e perna - do lado direito do corpo.

Assim, a família agora busca ajuda financeira para custear uma equipe de reabilitação que conta com fisioterapeuta neurológico, cuidador de idosos e fonoaudiólogo, além da medicação. Para isso, criaram uma vaquinha online (clique aqui para acessar), em uma plataforma em que é possível doar por pix, boleto e cartão de crédito. Ainda é possível transferir a doação para o Pix de Thais Van der Linden, neta à frente da ação. A chave é [email protected]. Também foi criada uma conta no Instagram para mostrar a evolução do quadro do músico: @recuperacaomaestroduda

"Os custos são muito altos, então não conseguimos arcar com tudo isso. A gente precisa fazer o mais rápido possível, para não perder a evolução que ele já está tendo", diz Thais Van der Linden, 29. "O AVC que ele sofreu atingiu o tronco encefálico esquerdo, uma região muito frágil. A equipe médica disse que ele poderia ter morrido ou até ter ficado em estado vegetativo. Nosso intuito é tentar ajudar a amenizar esse peso financeiro para os nossos avós".

Com a contribuição de familiares e do valor arrecadado até o momento, já foi possível custear uma equipe de reabilitação por um mês. "Meu avô tem plano de saúde, mas esses custos pós-alta são todos do paciente. Sou advogada e vou tentar fazer com que essa equipe de reabilitação seja paga pelo plano. Temos um laudo médico sobre a necessidade desses profissionais", continua a neta.

Maestro Duda já participou da gravação de mais de 100 discos, tendo suas músicas gravadas também no exterior e, dentre as composições, estão frevos, choros e sambas. O pernambucano é também uma referência para o Conservatório Pernambucano de Música, onde atuou como professor-arranjador.

A importância do regente é constantemente lembrada: em 1980, recebeu um prêmio de melhor arranjo de Música Popular Brasileira; em 2010 foi eleito Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco; em 2011, foi o homenageado do Carnaval do Recife. Já em 2021, foi homenageado pelo Concurso Nordestino de Frevo promovido pela Fundação Joaquim Nabuco.

Tags

Autor