CINEMA

Cine Olinda: após Fundaj anunciar interesse no cinema, ainda não houve diálogo com a Prefeitura de Olinda

Mais de um ano depois do anúncio, não houve diálogo entre as partes, tendo em vista que a Fundaj também afirma não ter recebido respostas aos requerimentos

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 10/02/2022 às 14:34 | Atualizado em 10/02/2022 às 14:47
Notícia
X

Fechado há mais de 40 anos, o Cine Olinda, localizado no bairro do Carmo, segue sem respostas sobre a sua abertura. Após anos de impasses nas obras e licitações que não andaram, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) anunciou, em novembro de 2020, o interesse em assumir a gestão do equipamento cultural, alegando que havia enviado ofícios à Prefeitura de Olinda (PMO). Mais de um ano depois do anúncio, não houve diálogo entre as partes, tendo em vista que a Fundaj afirma não ter recebido respostas aos requerimentos. Em contraponto, a prefeitura também alega não ter conhecimento sobre os documentos enviados pelo órgão federal.

O Cine Olinda passa por um processo de décadas de desgastes na sua estrutura, tendo recursos e obras paralisadas por irregularidades durante décadas. Em 2016, ensaiou-se um movimento para que o espaço voltasse a ter atividades com o Ocupe Cine, que movimentou a sala de exibição e o entorno com a participação da comunidade com sessões de filmes e outras atividades culturais durante três meses. Os movimentos sociais deixaram o espaço após uma promessa do Governo do Estado em assumir o Cine Olinda. O mesmo divulgou um edital de licitação para a revitalização orçado em R$ 1,6 milhão no fim de 2018. Apesar disso, não houve mudanças nos últimos três anos em relação ao certame.

A Fundaj, que gere três cinemas - Derby, Museu do Homem do Nordeste e Porto Digital -, demonstrou interesse em assumir o Cine Olinda, em 2020, dando uma sinalização de alívio aos moradores e agitadores culturais do Sítio Histórico. A instituição, todavia, comunicou que não teve respostas da Prefeitura de Olinda aos ofícios enviados pelo presidente do órgão, Antônio Campos.

"A Fundação Joaquim Nabuco já demonstrou interesse em assumir o Cine Olinda. Temos condições de colocá-lo para funcionar e oferecer uma programação de qualidade ao público, assim como fazemos em nossas três salas - Derby, Casa Forte e Porto Digital. Para que isso aconteça é necessário que a Fundarpe e a Prefeitura de Olinda cedam a gestão do espaço à Fundaj. Já enviei mais de um ofício nesse sentido. E reitero a disposição da Fundaj em assumir a gestão", disse Campos.

Procurada, a gestão municipal afirma que não tem conhecimento sobre os ofícios enviados pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). "A gestão da Secretaria de Patrimônio, Cultura e Turismo de Olinda (Sepactur) informa que não recebeu ofício da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e reforça que o Cine Olinda está sob a responsabilidade do Governo de Pernambuco", disse a Prefeitura, em nota enviada ao JC.

"A Prefeitura de Olinda vem mantendo as tratativas para a reestruturação do espaço. Tanto que, parte dos equipamentos foi adquirido pela gestão municipal e que tem mantido um entendimento, com próprio Governo do Estado, para conclusão desse serviço. A Prefeitura de Olinda reforça, ainda, que o Cine Olinda é um importante patrimônio cultural e histórico da cidade", complementou a gestão municipal em comunicado.

Abandono

Em reportagem publicada pelo JC nesta segunda-feira (7), moradores e ativistas lamentaram o abandono do cinema para a cidade, que não possui nenhum equipamento público deste gênero. Localizada ao lado do Clube Atlântico, a sala de exibição possui mais de 100 anos, quando foi inaugurada sob o nome de Cine Theatro Variedades, em 1911. Quase metade desse tempo, o espaço permaneceu fechado para a exibição de filmes, ocupando apenas a memória das gerações mais antigas da 1ª Capital Brasileira da Cultura.

A Fundarpe também havia enviado uma nota para a reportagem, em que frisa a responsabilidade do cinema por parte da gestão municipal. "O Cine Olinda é de propriedade da Prefeitura de Olinda e cabe a ela a responsabilidade pela revitalização do espaço. No entanto, a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) segue em tratativa com a prefeitura para a criação de um novo convênio no sentido de colaborar com repasse de recursos para a revitalização do cinema, cabendo à Fundarpe fiscalizar a execução do plano de trabalho proposto e à Prefeitura de Olinda a realização do processo licitatório e execução da obra", apontou o órgão estadual.

Tags

Autor