Documentário

O que fazer na Rua da Moeda? Documentário relata importância para da via para o Recife

O público pode conferir curta-metragem de forma gratuita, no YouTube

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 17/03/2022 às 16:46 | Atualizado em 17/03/2022 às 16:52
Notícia
X

Um das vias mais importantes para a cena cultural, a Rua da Moeda é um dos grandes pontos de encontro do Bairro do Recife. Com o objetivo de explanar a importância e cultural da rua, o documentário "O Outro Lado da Moeda", dirigido pelo ator e produtor cultural Du Lopes, foi disponibilizado no YouTube. O curta-metragem estreou com o exibição na própria via, no dia 12 de março, data em que o Recife completou 485 anos. Agora, o filme está disponível a um público mais amplo. 

A narrativa do documentário se divide em três partes; Na primeira, o diretor busca explicar a história da Rua da Moeda. O segundo aponta a importância cultural da rua - coletando artistas, comerciantes e outros personagens que viveram e vivem a efervescência da rua -, sendo grande palco para encontros culturais do Recife, principalmente no período carnavalesco. Já na última etapa, o filme reflete sobre os atuais problemas que a via apresenta e as perspectivas de futuro para ela, como a própria revitalização.

O filme surgiu a partir da idealização de Du Lopes. O ator e diretor frequenta a rua desde os anos 2000, realizando alguns eventos culturais que movimentam a cena do bairro. "A minha relação com a Rua da Moeda se dá ali por meados dos anos 2000, tipo 2002 e 2003. E ao longo dessas duas décadas, eu presenciei e vivi coisas, conheci pessoas e situações das mais diversas possíveis. Como conheci também o João, que tem o fiteiro na Moeda. Era o reduto de todo jovem recifense "cabeça", porque as pessoas se encontravam lá das mais diversas tribos", explica Du Lopes.

Du relata que durante a sua vivência na Moeda, há duas décadas, o espaço era democrático e tinha uma mistura que não se vê mais hoje. "Muita gente quando vinha de fora falava que em canto nenhum via isso. E nesse período também era uma época que tinha umas árvores enormes e gigantes, um lugar muito bacana de estar. Até que em 2006 houve uma reforma e revitalização do espaço, que se desencadeou coisas que temos noção nos dias atuais que é o esquecimento e a desvalorização", aponta o diretor.

OBJETIVO

"O objetivo do documentário é, sobretudo, além de abordar a questão histórica e cultural, chamar a atenção do público para mostrar que a Rua da Moeda é mais do que ela é hoje. É um importante cartão-postal da cidade, foi nela que houve a primeira casa da moeda do Nordeste. O quanto ela é importante para a nossa cidade e pode ser aproveitada. Chamar a atenção pública com outros olhos e ser transformada como tem que ser", frisa Du Lopes. 

O cenário de abandono, como a violência frequente no bairro e o o fechamento do Royal Bar, fundado em 1944, serviram de inspiração para que ele fizesse o documentário. Há também a inspiração vinda do Festival Rock Na Calçada, que ocupou a Rua da Moeda e outros espaços do Bairro do Recife, desde a primeira edição em 2015. "Tenho uma relação afetiva com a Rua da Moeda. O Rock Na Calçada nasceu ali. Existem pessoas que vivem a Rua da Moeda e até dependem dela para sobreviver. É um pedaço da história da cidade que não pode ser esquecida", disse Du Lopes, que fez o documentário com recursos da Lei Aldir Blanc, através da Prefeitura do Recife.

Assista online:

Tags

Autor