Janela de Cinema abre inscrições para oficina de criação audiovisual com bolsas de R$ 5 mil
Durante encontros teóricos e práticos no Cinema São Luiz, participantes vão produzir curtas sobre a experiência do cinema de rua
O Festival Janela Internacional de Cinema do Recife realizará uma formação voltada para estudantes e profissionais do audiovisual entre 28 de março de 3 de abril, no Cinema São Luiz, Centro do Recife. Com o tema "A Cidade Amanhã", o workshop "Janela de Formação" realizará exercícios de desenvolvimento de roteiro, estruturação de projeto, captação de imagem e som e montagem.
A formação contará com aulas expositivas, debates, rodas de conversa e momentos para a criação e decupagem de um roteiro, além de encontros práticos com os equipamentos de captação de imagem e som.
Como se inscrever?
As inscrições podem ser feitas até sábado (19), por um formulário do Google. Serão disponibilizadas 20 vagas e cada participante ganhará uma bolsa no valor de R$ 5 mil. Mulheres e pessoas negras terão prioridade na seleção. O resultado com os participantes selecionados será divulgado no dia 23 de março.
Como serão os encontros?
O workshop Janela de Criação terá a orientação de uma equipe para guiar os encontros de discussão e as atividades práticas de produção audiovisual. Durante a oficina, os participantes irão produzir quatro curtas sobre a experiência do cinema de rua no Recife. Os filmes poderão ser documentais, ficcionais ou em formato híbrido e serão exibidos na próxima edição do festival.
Os participantes serão divididos em quatro grupos de cinco pessoas e cada equipe irá criar um curta de forma coletiva, do roteiro até a montagem. As filmagens serão realizadas na região em torno e/ou nos cinemas de rua do Recife: Cinema São Luiz, Cinema da Fundação, Cinema do Museu e Cineteatro do Parque. O processo de montagem do material filmado será feito em conjunto, sob supervisão do montador André Hora.
A equipe de oficineiros é formada por profissionais que atuam nas produtoras Bateu Castelo, Cinemascópio e Ponte Produtoras, entre outras. Os selecionados participarão de atividades com Daniel Edmundson (análise de roteiro e decupagem), Dora Amorim e Victor Alencar (produção) e André Hora (fotografia e montagem), sob a coordenação de Luís Fernando Moura e Emilie Lesclaux. Confira abaixo mini bio dos oficineiros.
Próximos passos do Janela
Após uma edição online em 2021, o Janela prepara um calendário de atividades especiais em formato online e presencial, como uma espécie de edição especial de transição, ocupando aos poucos e com segurança o espaço público. Em maio, o festival promoverá mostras retrospectivas inéditas e sessões especiais em cinemas.
Ao final, a equipe anunciará os planos para a décima quinta edição do Janela. A décima quarta edição do festival Janela Internacional de Cinema do Recife terá incentivo do Funcultura, da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.