TEATRO

Saiba como assistir 'Retratos de Chumbo', espetáculo que discute a Ditadura Militar

As apresentações ocorrem nos Teatros Barreto Júnior e do Parque, neste sábado (19) e dia 25 de março

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 18/03/2022 às 9:59 | Atualizado em 18/03/2022 às 11:21
Notícia
X

A Ditadura Militar deixou sequelas na democracia brasileira que perduram até os dias atuais. Com a constante exaltação de políticos recentes ao período do regime, obras de arte são necessárias para refletir e combater discursos antidemocráticos. É com esse objetivo que o espetáculo "Retratos de Chumbo", do grupo de teatro João Teimoso, segue nos próximos dois finais de semana com apresentações no Teatro Barreto Júnior, neste sábado (19), e no Teatro do Parque, no dia 25 de março.

O grupo de teatro completa 21 anos em 2022. Recebendo votos de aplausos na Câmara Municipal do Recife e Assembleia Legislativa de Pernambuco, o João Teimoso decidiu celebrar a marca comemorativa com as duas apresentações da peça teatral neste mês de março.

A peça resgata os "Anos de Chumbo" da história brasileira, retratando as heroínas que lutaram contra a Ditadura Militar no Brasil. Desta vez, o espetáculo também integra o projeto "O Teatro como consciência política", que visa transformar os apoios financeiros que receber em convites para pessoas de baixa renda, de comunidades da periferia e estudantes destas localidades da rede pública.

Retratos de uma época

Com texto e encenação de Oséas Borba Neto, "Retratos de Chumbo" é baseado em pesquisa, entrevistas e depoimentos de pessoas que viveram estes anos sombrios de nossa história sob a perspectiva das mulheres que enfrentaram o período.

"Retratos de Chumbo resgata uma história tão viva e dolorida de nosso passado, que o atual governo federal e seus seguidores teimam em negar. Relembrar a história é acordar o povo para o que aconteceu. O governo usa o fundamentalista religioso para alienar e mentir, nós usamos o teatro para alertar e conscientizar, afinal religião e teatro começou juntos em qualquer parte do mundo e a técnica de transmitir e prender a atenção é semelhante", diz Óseas, que assina o texto e encenação.

SERVIÇO:

DIA: 19/MARÇO/2022 no Teatro Barreto Junior e 25/MARÇO/2022 no Teatro do Parque

Hora: 20h

Local: Teatro Barreto Junior
Rua Jeremias Bastos s/n, Pina

Teatro do Parque
Rua do Hospício, 81 ,Boa Vista

Tags

Autor