CINEMA

Organizada pela cineasta Clara Angélica, III Mostra Cinema na Mata acontece em Amaraji

Mostra será realizada nos dias 24, 25 e 26 de março, na Zona da Mata Sul, e também contará com oficinas e rodas de conversas

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 23/03/2022 às 22:09 | Atualizado em 23/03/2022 às 22:43
Notícia
X

A palavra, em todas as suas narrativas, é a grande protagonista da III Mostra Cinema na Mata – Curta a Palavra, que vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de março, no Pavilhão de Amaraji, cidade situada na Zona da Mata Sul, a 96 km da capital pernambucana. Organizada pela cineasta Clara Angélica e a produtora Jô Conceição, a mostra cresceu, ganhando mais um dia de exibições. Além dos três dias na cidade, a mostra também irá para dois assentamentos, além de oficinas e rodas de conversas. E a partir dessa segunda, 21, a cidade já recebe duas oficinas para lá de especiais, uma de Stop Motion e outra de Cineclubismo.

“A expectativa é de triplicar o público”, conta Clara, ressaltando que a mostra acontece simultaneamente à I FLIAMAR - Feira Literária de Amaraji, que integra o Circuito Cepe de Cultura. “É a primeira vez que a cidade recebe um evento desse nível e com essa abrangência, misturando linguagens tão potentes e tão necessárias para a formação cidadã”.

Tanto a mostra quanto a feira serão realizadas no entorno do Pavilhão de Amaraji, que é o marco zero da cidade. “Vamos ter ainda apresentações musicais com artistas e bandas locais e um grande show de encerramento”, avisa Clara, que também lançará, no dia 26, dentro da FLIAMAR, o livro “A Palavra da Boca Pra Fora”, escrito por ela e ilustrado por Rodrigo Fischer.

Com acesso gratuito, a programação da mostra “Cinema na Mata” está dividida por temas. Na quinta, 24, acontece a “Sessão Amaraji em Tela”. A curadoria busca através das paisagens imagéticas e sonoras personificar Amaraji em filmes. Por isso, as narrativas que compõem a sessão são única e exclusivamente as que têm a cidade como locação.

O teaser da primeira Mostra Cinema na Mata abre a noite. Dirigido por Breno César, registra as atividades da primeira edição da Mostra Cinema na Mata – Curta a Palavra. Na sequência, será exibido Poesia Animada, criação coletiva orientada por Quiá Rodrigues, realizada com crianças durante a Oficina de Animação, pelo próprio Quiá em parceria com Gabi Saegesser, utilizando elementos da natureza a partir de textos escolhidos do acervo da Cine-Biblioteca Bondosa Terra, sediada no Associação Sociocultural Bondosa Terra de Amaraji, no Assentamento do MST do Engenho Estivas.

A programação da “Sessão Amaraji em Tela” segue com o curta de ficção O Pedido, de Adelina Pontual, cuja história se passa num velho casarão do Engenho Guloso, onde uma velha e sua jovem afilhada preparam-se para receber uma misteriosa visita que realizará um antigo desejo. O filme, de 1999, marca a estreia de Hermila Guedes no cinema. A premiada atriz contracena com a veterana Geninha da Rosa Borges.

A Menina Banda, também de Breno César, será exibido na sequência. Trata-se da história da Menina Banda, que emite sons como um instrumento musical e os personifica, o que causa desconforto nos cidadãos do vilarejo, o Assentamento Estivas, de Amaraji. Por fim, será mostrado Roda Gigante, dirigido por Iomana Rocha, sobre uma avó e sua neta, que vagam no interior nordestino.

Na sexta, 25, acontece a “Sessão Cinema Falado”, que traz dois longas que estão entre o limiar da palavra, poesia, da palavra encenada e da linguagem fílmica, tendo como foco os limites e peculiaridades que o meio audiovisual pode proporcionar à palavra e à contação de histórias.

O primeiro filme da noite é O Baile do Menino Deus, sob a direção de Tuca Siqueira. Com novos solistas, como a rainha da ciranda Lia de Itamaracá e o cantor Chico César, o auto natalino encenado e transformado em filme, traz frescor à história, com elementos contemporâneos como o hip hop de Okado do Canal para celebração do nascimento do Menino Jesus, que representa renascimento e esperança.

Depois, o público poderá conferir Bom Dia, Poeta – Uma Terra Encantada de Mundo, de Alexandre Alencar. O filme revela vida e obra de Lourival Batista, o Louro do Pajeú, um dos grandes poetas e repentistas da região do Vale do Pajeú, destacando a história da cantoria de viola, uma das vertentes do romanceiro popular nordestino.

No sábado, 26, a terceira noite de exibição, com a “Sessão Poesia”, que tenta através de um filme narrativo e um não narrativo captar e reproduzir a poesia das imagens, dos sons, das nossas crianças internas e das crianças que já são adultas, do nascimento e finalização da vida.

A sessão abre com um curta-metragem, resultado da oficina de stop motion orientada por Quiá Rodrigues. A partir de elementos da natureza, luz, som e emoção, as crianças que participarem da oficina ao longo da Mostra poderão ver a arte que produziram.

Nas tardes que antecedem as sessões, os realizadores participam de rodas de conversa, no espaço da FLIAMAR, com mediação da diretora e produtora cultural, Cynthia Falcão. No dia 24 o tema será “Paisagens Possíveis”, com as participações de Adelina Pontual, Iomana Rocha e Breno César. No dia 25, o bate papo terá as presenças do escritor e diretor geral de O baile do Menino Deus, Ronaldo Correia de Brito, da produtora do filme, Carla Valença, e do diretor Alexandre Alencar. Os encontros serão às 16h.

Encerrando a programação, será exibido King Kong em Asunción, do premiado Camilo Cavalcante. Trata-se da história de um velho matador de aluguel que está escondido na região desértica da Bolívia. Após cometer o seu último assassinato, ele viaja para Asunción, para conhecer sua filha. Durante a jornada, ele reflete sobre a sua vida e o que restou dela. O filme une quatro países: Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil, cuja única locação foi em Amaraji.

OFICINAS

Além da programação de filmes, haverá a oficina de Stop Motion “Animando as Palavras”, com o renomado animador Quiá Rodrigues, de 21 a 25 de março, voltada para crianças e jovens. Quiá já recebeu mais de 20 prêmios somente com o curta “Cabeça Papelão”. Com uma extensa carreira no cinema e na TV, ele estimulará os participantes a criarem poesia através da imagem estática que é transformada em filme, com elementos da natureza comuns às paisagens de Amaraji e de trechos de poemas selecionados.

Também entre os dias 21 e 25 de março, acontecerá a oficina “Cineclubismo”, com Anina Dias, voltada para jovens e adultos. Há 10 anos se dedicando à pesquisa, criação e produção das atividades de formação audiovisual do Cineclube Cidadania, desenvolvidas em escolas públicas e privadas, festivais de cinema e seminários de Cinema e Educação, Anina Dias trará um oficina que, de maneira simples, pretende expor as potências da pedagogia do cinema.

A oficina Formação de Mediadores de Leitura é voltada para os professores e educadores da cidade. A finalidade é formar profissionais na arte de mediar leitura literária. Os participantes serão sensibilizados a aprender diferentes praticas e técnicas de mediação de leitura, que favoreçam as crianças, jovens e adultos escolher e indicar livros, comentar o que leram, compartilhar duvidas e impressões sobre suas leituras, aproximando-as do mundo da literatura e da linguagem escrita e acontecerá de 23 a 25 de março.

Com patrocínio do Funcultura, a mostra é uma realização da Associação Sociocultural Bondosa Terra e da Companhia Editora de Pernambuco, com apoio da Prefeitura Municipal de Amaraji, através das Secretarias de Cultura, Turismo e Juventude e de Educação.

Tags

Autor