MUSEU

O que fazer no Recife nesta semana? MAMAM abre quatro exposições para celebrar modernismo brasileiro

A programação ocupará todos os espaços e andares do MAMAM, que deve passar por uma reforma ainda neste ano

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius, Emannuel Bento

Publicado em 23/03/2022 às 16:05 | Atualizado em 23/03/2022 às 16:56
Notícia
X

O centenário da Semana de Arte Moderna será celebrado, a partir desta quinta-feira (24), com uma múltipla programação no Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (MAMAM). O principal destaque será a abertura simultânea de quatro exposições, a partir das 19h, que repercutem e refletem sobre a estética e as temáticas modernas. Essa foi a forma que o espaço cultural, gerido pela Prefeitura do Recife, encontrou para celebrar o movimento cultural que dá nome a ele. A programação ocupará todos os espaços e andares do MAMAM, que deve passar por uma reforma ainda neste ano.

Abordando um olhar mais crítico sobre o movimento, "Nunca fomos modernos" é a exposição escolhida a partir do próprio acervo do museu. Ana Luisa Lima, Joana D’Arc de Souza Lima e Wagner Nardy são os curadores que trazem a perspectiva do movimento aqui em Pernambuco. Estão na exposição obras de Ladjane Bandeira, Francisco Brennand, Guita Charifker, Vicente do Rêgo Monteiro, Maria Carmem, Lula Cardoso Ayres e Abelardo da Hora. A mostra ficará disponível no térreo do museu.

Também no mesmo espaço, a exposição "Ofício" mostrará as obras da Marcenaria Olinda, um projeto do artista e restaurador mineiro Fernando Ancil. Hoje, ele reside na Zona da Mata pernambucana e seu trabalho consiste na conexão de pontes entre os usos ancestrais da madeira às interferências e inovações viabilizadas pela tecnologia. Isso traz uma reflexão sobre esse tipo de expressão artística, fazendo uma ponte entre o contemporâneo, o design e o popular. 

A mostra "Semana de Vídeo-Arte Contemporânea de 22 de Pernambuco", do cineasta e curador Jura Capela, ocupará o primeiro andar do MAMAM. Nela, o curador revisita a história do modernismo no Brasil a partir da videografia. A exposição suscita uma linha do tempo, trazendo os primeiros videoartistas que fizeram obras experimentais no século XX, manifestações nos anos 1980 e também trabalhos atuais. Serão expostos trabalhos de Marcel Duchamp, Man Ray, Letícia Parente, Daniel Santiago, Paulo Bruscky, Formiga Sabe que Roça Come, Grupo Camelo, Telephone Colorido, Juliana Notari e Lourival Cuquinha, Fernando Peres, Gentil Porto Filho e Marcio Almeida.

Divulgação
Exposições do MAMAM comemoram centenário da Semana de Arte Moderna - Divulgação
Divulgação
Exposições do MAMAM comemoram centenário da Semana de Arte Moderna - Divulgação
Divulgação
Exposições do MAMAM comemoram centenário da Semana de Arte Moderna - Divulgação

Já no segundo andar, "Todo Trânsito é uma Escuta" traz assinatura do trabalho de Abiniel João Nascimento e Letícia Barbosa. A mostra reunirá um conjunto de obras diversas, que evocam o trânsito como lugar inacabado, constante, em movimento. Recorrendo ainda ao fazer-agir artístico da performance, a mostra é construída a partir de um olhar retrospectivo e em movimento, partindo de trânsitos pessoais distintos e, por vezes, confluentes.

Quinta mostra 

O público ainda pode conferir uma quinta mostra. "Filtro" está em cartaz desde o último sábado (19), celebrando tradições artesanais. Nela, há a reunião de obras do artista Carlos Carvalho, que busca a manifestação da sua crença em forma de contemplação, nas tradições artesanais, nos fazeres e na conexão entre corpo e manifestação artística.

O público poderá visitar as exposições até o dia 30 de abril, sempre de terça a sexta-feira, das 12 às 17h, de forma gratuita. 

Reforma

Depois das reformas, o museu deve passar por uma reforma na sua estrutura. Em entrevista ao JC, neste mês, o secretário de Cultura Ricardo Mello afirmou que reformará o espaço cultural a partir de uma emenda parlamentar do deputado federal Tadeu Alencar (PSB). "O Mamam é o nosso museu de arte moderna. A exposição ocorrerá para não passar o momento batido. Esse é um lugar também dessa ocupação do espaço de Pernambuco nas artes", disse Ricardo Mello.

Serviço

Exposições "Nunca fomos modernos", "Semana de Vídeo-Arte Moderna de 22 de Pernambuco", “Ofício”, “Todo Trânsito é uma Escuta” e “Filtro”
Salão térreo, 1º e 2º andar e Salão Aquário Oiticica
Visitação: Terça a sábado, 12h às 17h
Período: Até 30 de abril
Entrada grátis
Endereço: O MAMAM fica na Rua da Aurora, 256, Boa Vista

Tags

Autor