Música

Ed Sheeran não cometeu plágio em 'Shape of You', conclui Justiça britânica

Canção do astro do pop britânico é uma das mais escutadas do mundo

Ana Maria Miranda
Cadastrado por
Ana Maria Miranda
Publicado em 06/04/2022 às 11:08
Valery HACHE / AFP
Ed Sheeran foi acusado de plágio na música "Shape of You" - FOTO: Valery HACHE / AFP
Leitura:

Com informações da AFP

A Alta Corte de Londres concluiu, nesta quarta-feira (6) que o cantor Ed Sheeran, considerado um astro do pop britânico, não cometeu plágio no sucesso "Shape of You", uma das canções mais escutadas do mundo.

O juiz Antony Zacaroli afirmou que Sheeran não copiou "nem deliberadamente nem de modo inconsciente" parte da melodia da canção "Oh Why", dos denunciantes Sami Chokri e Ross O'Donoghue.

Sheeran compareceu ao primeiro dia de julgamento na Alta Corte em 4 de março. Na audiência, foram reproduzidas as duas músicas.

O advogado dos demandantes, Andrew Sutcliffe, afirmou que "a semelhança" entre certos trechos "é surpreendente", são "quase idênticas", e acusou Sheeran de ser "um corvo". O pássaro é acusado de ser ladrão.

"Pega ideias emprestadas e as coloca em suas canções, às vezes, ele admite, às vezes, não", afirmou. "Depende de quem seja e se acredita que pode fazer de modo impune", acrescentou.

Sheeran e seus compositores, Steven McCutcheon e John McDaid, negaram as acusações. Os três solicitaram à Alta Corte que determinasse que não infringiram os direitos autorais, em maio de 2018.

Chokri e O'Donoghue iniciaram o processo contra eles cerca de dois meses depois. 

Os pagamentos por direitos autorais de "Shape of You", avaliados em 20 milhões de libras (26 milhões de dólares) foram suspensos pelo organismo responsável, de acordo com o jornal The Telegraph.

A música tem quase 3 bilhões de reproduções no Spotify e quase 6 bilhões de visualizações no YouTube.

Em 2017, Sheeran foi o artista que mais vendeu músicas no mundo, de acordo com dados da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPPI), com seu terceiro álbum, "Divide", que inclui o single "Shape of You".

Compare as canções:

Últimas notícias