YANOMAMI

'Cadê os Yanomami': entenda a mobilização de artistas por comunidade queimada após morte de menina

O caso se intensificou nas últimas semanas a partir das denúncias de uma criança de 3 anos jogada no rio e o estupro e morte de uma menina de 12 anos

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 04/05/2022 às 10:37 | Atualizado em 05/05/2022 às 11:39
Notícia
X

A atuação de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, chamou a atenção de artistas e comunicadores nas redes sociais. O caso se intensificou nas últimas semanas a partir das denúncias de uma criança de 3 anos jogada no rio e o estupro e morte de uma menina de 12 anos, ambas do território indígena.

A campanha "Cadê os Yanomami", mobilizada por povos indígenas, tem sido amplamente difundida por famosos e influenciadores digitais. Ela surgiu a partir de investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, que foram acompanhar o caso de perto e não encontraram os indígenas em Aracaçá. A comunidade estava vazia, com uma das casas queimadas.

Daniela Mercury publicou pedindo justiça ao povo Yanomami. "Uma criança Yanomami de 3 anos foi jogada no rio. Uma menina Yanomami de 12 anos foi estuprada até a morte e a comunidade onde moravam foi queimada. Não podemos nos calar diante dessas atrocidades. Pedimos proteção e justiça para o povo yanomami", disse.

"Isso é um absurdo! Uma comunidade indígena inteira sumiu. Por que a mídia não está falando sobre isso? Onde estão os 25 Yanomami?", questionou Ludmilla nas redes sociais.

Anitta fez uma série de publicações no Twitter, explicando a importância da Amazônia para o País. "MAIOR tesouro do país? A gente devia era ter vigia 24h pra PRENDER essa gente e fazerem eles conhecerem a lei. Uma menina de 12 anos foi estuprada por garimpeiros e faleceu. Após a denúncia feita pelos Yanomami, a aldeia foi incendiada e o povo desapareceu. 25 pessoas!", apontou a artista.

"CADÊ OS YANOMAMI???", também publicou o DJ Alok.

A comunicadora indígena Alice Pataxó também tuitou: "O Brasil permanece calado, se sentem donos de nossos corpos 'nossos índios' mas nossas morte não o comovem, nossos filhos estão distante de serem seus filhos. Cadê os Yanomami?".

Parlamentares

Depois de denúncias envolvendo a violência na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, uma comitiva de parlamentares do Senado e Câmara dos Deputados viajará no dia 12 de maio para Boa Vista, capital do estado. De acordo com o senador Humberto Costa (PT-PE), que é autor do requerimento aprovado pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, uma diligência externa foi aprovada para acompanhar o garimpo ilegal nas terras indígenas.

Tags

Autor