PROGRAMAÇÃO

Museu da Parteira realização ações na Oficina Brennand neste domingo (15). Veja programação

Museu experimental, dedicado a história do partejar tradicional, realizará roda de conversa, exibição de filmes e outras ações

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 12/05/2022 às 17:54
Notícia
X

O Museu da Parteira marca presença na ação Ocupa Oficina, neste domingo (15), a partir das 14h, na Oficina Brennand, localizada no bairro da Várzea, no Recife.

O encontro contará com a presença de parteiras de Recife, Jaboatão dos Guararapes, e Caruaru e do povo Pankararu. Reconhecida como Patrimônio Vivo de Pernambuco, Maria dos Prazeres de Souza, apelidada carinhosamente como Dona Prazeres, é uma das criadoras e parceiras do Museu da Parteira. Veja a programação:

Será exibida a série de curtas documentário "Saber de Parteira", com seis episódios: Ser parteira; Beleza do ofício; Dom e aprendizado; Parteiras e plantas; Transmissão e continuidade; e Relação com a comunidade. Também será veiculado o curta "Zefinha Parteira", com direção e roteiro de Bruna Leite, Cecília da Fonte e Júlia Machado.

DIVULGAÇÃO
AÇÃO Museu da Parteira, que ocupa a Oficina Brennand neste domingo (15) - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
AÇÃO Dona Prazeres, uma das criadores e parceiras do Museu da Parteira, que ocupa a Oficina Brennand neste domingo (15) - DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
AÇÃO Dona Prazeres, uma das criadores e parceiras do Museu da Parteira, que ocupa a Oficina Brennand neste domingo (15) - DIVULGAÇÃO

Além disso, será realizada uma roda de conversa e uma homenagem à Dona Zefinha, parteira de Caruaru, que foi reconhecida como Patrimônio Vivo do município em dezembro de 2021 e faleceu em fevereiro de 2022. A ação é aberta ao público, com inscrições gratuitas através do Instagram da Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

Também no mês de maio, o Museu da Parteira lançou seu site oficial. O lançamento foi realizado no Dia Internacional das Parteiras, comemorado em 5 de maio, com o propósito de homenagear as mulheres parteiras, cujo o papel milenar é fundamental para concretizar o ato de nascer. O site oficial do Museu da Parteira pode ser acesso através do link museudaparteira.org.br/.

Espaço virtual

O site do Museu da Parteira, desenvolvido com incentivo do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), é um espaço virtual, tal qual um centro de referência sobre o partejar tradicional, no qual é possível conhecer as ações realizadas pelo museu, bem como acessar a produção escrita e audiovisual sobre esse universo por meio da seção denominada biblioteca.

Uma galeria de imagens nos mostra visualmente quem são essas mulheres, suas casas, suas comunidades, e a aba Troca de Saberes, é voltada para parteiras e aqueles que atuem junto a elas compartilhem suas experiências e pontos de vista.

"Além da publicização de dados, informações e memória sobre o partejar tradicional, o site é um espaço de articulação, um modo de chegar a mais pessoas cuja atividade/trabalho/vida una as temáticas do patrimônio e do universo das parteiras tradicionais", diz Júlia Morim, que está coordenando a implementação do site.

"Será, ainda, um instrumento de coleta de informações, documentação, dados sobre a temática, uma vez que abriremos espaço para que os internautas enviem material para publicação. Dessa forma, o site busca organizar em um único espaço virtual documentos, publicações, vídeos, enfim, difundir informações e promover a salvaguarda do ofício de parteira tradicional".

Sobre o Museu da Parteira

O Museu da Parteira, caracterizado como experimental, planeja e realiza um conjunto de ações continuadas de salvaguarda, promoção e valorização dos Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais.

Coordenado pelas Associações de Parteiras Tradicionais de Jaboatão dos Guararapes e de Caruaru, Departamento de Antropologia e Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Grupo Curumim, o museu vem desenvolvendo ações em diversas esferas, através de exposições, publicações de livros, produção de filmes, realização de encontros e debates.

Por sua atuação, em 2018, o museu ganhou o Prêmio Ayrton de Carvalho de Preservação do Patrimônio Cultural de Pernambuco, na categoria Acervo Documental e Memória. A premiação é uma promoção da Secretaria de Cultura de Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

SERVIÇO
Ocupação do Museu da Parteira na Oficina Francisco Brennand
Quando: 15 de maio, às 14h
Onde: Oficina Cerâmica Francisco Brennand (Rua Diogo de Vasconcelos, S/N - Várzea, Recife)
Inscrições: Instagram

Tags

Autor