CINEMA

Festival de Cannes 2022: Saiba tudo sobre o evento, que terá Tom Cruise, Tom Hanks e mais

Maior festival de cinema do mundo está de volta com o ator Whitaker como o primeiro astro convidado e um filme de zumbis para abrir a programação

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 17/05/2022 às 12:22 | Atualizado em 17/05/2022 às 12:24
Notícia
X

Com informações da AFP

O Festival de Cinema de Cannes começa, nesta terça-feira (17), uma nova edição para celebrar seu 75º aniversário, tendo o norte-americano Forest Whitaker como o primeiro astro convidado e um filme de zumbis para abrir a programação.

O maior festival de cinema do mundo está de volta para cultuar a sétima arte e deixar as restrições sanitárias para trás, mas sem esquecer dos conflitos na Ucrânia, país que terá várias oportunidades de levantar a voz.

Tom Cruise subirá mais uma vez as escadas de Cannes por conta do papel de piloto em "Top Gun: Maverick", continuação de um filme emblemático da década de 1980. O diretor Baz Luhrman revelará sua visão do rei do rock'n'roll com "Elvis" e David Cronenberg deliciará os fãs do cinema sangrento com "Crimes of the Future".

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP
FESTIVAL DE CANNES 2022 Ator norte-americano Forest Whitake foi o primeiro astro convidado - PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP

Os 21 filmes selecionados para disputar a Palma de Ouro são buscam um equilíbrio entre cinema comercial e cinema autoral. Equilíbrio esse muito menos óbvio em termos de paridade, com apenas cinco diretoras competindo pelo prêmio, um recorde para Cannes de qualquer maneira.

"As instâncias do Festival, suas equipes, o júri... tudo é paritário", defendeu-se na segunda-feira o delegado-geral do festival, Thierry Frambux. O júri, presidido pelo ator francês Vincent Landon, entregará a Palma de Ouro em 28 de maio.

O ator afro-americano vencedor do Oscar Forest Whitaker receberá uma Palma de Ouro honorária aos 60 anos. Protagonista de filmes emblemáticos como "O Último Rei da Escócia" ou "Bird" (com o qual ganhou o prêmio de melhor atuação no Festival de 1988), Whitaker receberá o prêmio após a cerimônia de abertura, marcada para as 19h (14h00 de Brasília).

O filme "Corten!", do francês Michel Hazanavicius, sobre zumbis, mas com um tom humorístico, abrirá a festa.

VALERY HACHE/AFP
FESTIVAL DE CANNES 2022 Ator Forest Whitake posando com diretores e produtores de cinema - VALERY HACHE/AFP
LOIC VENANCE / AFP
FESTIVAL DE CANNES 2022 Maior festival de cinema do mundo começa nesta terça-feira (17) - LOIC VENANCE / AFP

Na quarta-feira (18), será a hora de decolar com "Top Gun: Maverick", sequência de um filme de grande sucesso e que teve o lançamento adiado devido à covid-19. Cruise, que interpretou um piloto da Força Aérea dos EUA na primeira parte (1986), retorna ao seu papel de personagem rebelde. Então começará a festa do cinema internacional.

Do russo Kirill Serebrennikov à francesa Claire Denis, passando pelos veteranos irmãos belgas Dardenne, ou o espanhol Albert Serra - o único representante do cinema ibero-americano na corrida pela Palma de Ouro -, o evento dará voz aos criadores mais singulares.

O sul-coreano Park Chan-Wook compete ao lado do japonês Hirokazu Kore-eda, assim como do americano "James Gray".

O ator norte-americano Tom Hanks interpreta o empresário de Elvis Presley, Viggo Mortensen um artista que se deixa ser aberto até as tripas na companhia de Léa Seydoux e Kristen Stewart e o ator britânico Anthony Hopkins interpreta um magnata em Nova York na década de 1970.

Tags

Autor