SÃO JOÃO 2022

São João de Petrolina: primeiro final de semana marca retomada da festa, com shows e ativações para o público

Após dois anos, programação estreou com nomes como Tarcísio do Acordeon, Calcinha Preta, Limão com Mel e muito mais

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 20/06/2022 às 17:27
Notícia
X

O São João de Petrolina fez sua retomada neste final de semana, após dois anos de pausa por conta da pandemia. A abertura na sexta-feira contou Zezé di Camargo & Luciano, Mano Walter e Tarcísio do Acordeon. Esse último em específico lotou os Pátio de Eventos Ana das Carranca, que foi inaugurado e usado pela primeira vez.

O Ana das Carrancas conta com 55.000 m², compreendendo 10 restaurantes, 24 bares, uma média de 800 banheiros químicos e uma vila cenográfica de São João com ativações para o público. A expectativa de público é de 90 mil por dia.

O palco de Petrolina tem aproximadamente 32 metros de comprimento, com três telões de LED. A área paga da festa, que é uma parceria público-privada, conta com oito lanchonetes e seis ilhas de vendas de bebidas.

Bandas comemoram retorno da festa

No sábado (18), a artista da terra, Fabiana Santiago, abriu a programação do pátio com um autêntico forró pé de serra. Em seguida, a pernambucana Priscila Senna animou o público com o sucesso "Alvejante", sucessos recentes e bregas que marcaram sua carreira, fazendo todo o público cantar junto.

FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO
SÃO JOÃO 2022 Priscila Senna no primeiro final de semana da programação de Petrolina - FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO
FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO
SÃO JOÃO 2022 Calcinha Preta no primeiro final de semana da programação de Petrolina - FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO
FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO
SÃO JOÃO 2022 Calcinha Preta no primeiro final de semana da programação de Petrolina - FELIPE SOUTO MAIOR/DIVULGAÇÃO

A terceira atração da noite foi a banda Calcinha Preta, que subiu ao palco homenageando Paulinha Abelha, que faleceu neste ano e encantou todo o público como vocalista. Em seguida, cantou os sucessos "Ainda te Amo", "Agora Estou Sofrendo".

"É o nosso primeiro São João sem Paula. É muito triste, mas sabemos que ela está bem, num lugar maravilhoso e muito feliz de ver a gente continuar essa história que é dela. Essa família que também é dela", disse a vocalista Silvana em entrevista com a imprensa após o show.

"São dois anos sem forró, mas estamos há bem mais tempo sem fazer shows em Petrolina, sem aparecer aqui. É uma alegria imensa, sem tamanho, estar aqui fazendo show num evento tão grande", continua.

Jonas Esticado mostrou seu forró com pegada sertaneja para uma verdadeira multidão, que não arredou o pé. Outra banda do forró eletrônico dos anos 1990 que se apresentou foi a Limão com Mel, com a nova formação composta por Edson Lima e Adma Andrade.

PREFEITURA DE PETROLINA/DIVULGAÇÃO
SÃO JOÃO 2022 Limão com Mel no primeiro final de semana da programação de Petrolina - PREFEITURA DE PETROLINA/DIVULGAÇÃO
PREFEITURA DE PETROLINA/DIVULGAÇÃO
SÃO JOÃO 2022 Jonas Esticado no primeiro final de semana da programação de Petrolina - PREFEITURA DE PETROLINA/DIVULGAÇÃO
PREFEITURA DE PETROLINA/DIVULGAÇÃO
SÃO JOÃO 2022 Elba Ramalho no primeiro final de semana da programação de Petrolina - PREFEITURA DE PETROLINA/DIVULGAÇÃO

A banda fez o público dançar e chorar com as canções "Toma conta de mim" e "Por que não vê". "Eu estava com muitas saudades daqui, de pegar estrada no dia de domingo, dos perrengues que a gente passa. Dá super certo, a gente ama muito, não tem nada para reclamar. Fomos abraços nas lives da pandemia, mas isso daqui não tem preço", diz Adma.

Edson Andrade comentou sobre o novo DVD do grupo, gravado no Recife. "Foi maravilhosa a receptividade em uma das maiores casas do Brasil, que é o Classic Hall. Depois da pandemia, voltar com uma retomada tão maravilhosa. Após 20 anos, continuamos com apoio da nova geração, que gosta da nossa batida”, diz o cantor.

No domingo (19), recebeu a sua noite mais diversa até então, com atrações como Vera de Maria Maga, Cavaleiros do Forró, Lucy Alves, Elba Ramalho, Bell Marques e Pisadinha de Luxo.

Entretenimento para público em vila cenográfica

O público ainda pode visitar uma vila cenográfica montada perto da entrada do Pátio Ana das Carrancas. Lá é possível realizar brincadeiras juninas tradicionais, com argolas e martelo de força. Também existem espaços para criação de conteúdo digital, como equipamento para criação de vídeos rotativos e cenários para fotos.

Essas ativações foram idealizadas pelo Grupo Petrópolis, que é um dos patrocinadores do evento. "Foram quase dois anos sem São João e o Nordeste é a principal praça de uma de nossas marcas. É muito feliz estar de volta com novidades", disse Naiara Brugneroto, do marketing da Itaipava.

"Esse setor produtivo sofreu bastante sem a festa. Com a retomada, queremos estar presentes em outras festas, começando pelo Carnaval e indo até outras festas ao longo do semestre."

Tags

Autor