KLARA CASTANHO

KLARA CASTANHO: Léo Dias e portal Metrópoles pedem desculpas por expor doação de bebê. Leia os comunicados

Jornalista e portal de notícias admitem tem errado em expor o caso de uma mulher em situação de 'extrema vulnerabilidade'

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 27/06/2022 às 9:12 | Atualizado em 29/06/2022 às 0:21
Notícia
X

O relato da atriz Klara Castanho, que engravidou após um estupro e decidiu doar o bebê para a doação, teve uma grande repercussão negativa para os comunicadores envolvidos no vazamento da história: o jornalista Léo Dias e a apresentadora Antônia Fontenelle. A jovem divulgou o relato no sábado (25).

Tudo começou quando a influenciadora Antônia Fontenelle disse em uma live que uma atriz global de 21 anos teria engravidado e doado a criança para adoção. De acordo com ela, o jornalista Léo Dias teria descoberto o ocorrido e que Klara [sem citar o nome da atriz] teria implorado para a notícia não vazar.

Portal Metrópoles se posiciona sobre o caso Klara Castanho

Após a divulgação de uma carta aberta de Klara Castanho, Léo Dias publicou no site Metrópoles dados do nascimento da criança, incluindo hora e local de nascimento - cujo sigilo é resguardado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. O conteúdo foi deletado pouco mais de duas horas depois.

Após a repercussão, o Metrópoles admitiu que errou por ter permitido que detalhes "sobre o triste caso envolvendo uma mulher em situação de extrema vulnerabilidade".

"Não há justificativa que sustente o argumento do interesse público em conhecer detalhes sobre uma história em que os únicos interessados são a vítima e seus familiares. E, neste caso, a Justiça e o Ministério Público, que intercederam para ajudar Klara no processo de adoção da criança", afirmou o veículo de comunicação em nota oficial.

Léo Dias se posiciona sobre caso de Klara Castanho

Nas redes sociais, Léo Dias também admitiu ter errado em comunicado. Na nota, ele afirma que foi procurado por uma profissional de saúde de um hospital privado sobre a informação.

"A moça, sob a condição de anonimato, me disse que, pela primeira vez, o nascimento de uma criança não poderia ser registrado na maternidade. Nenhum dado sobre o nascimento poderia ser incluído no sistema", disse.

Ele afirmou ter tomado conhecimento de que era a atriz Klara Castanho e entrou em contato com ela. "Fiquei surpreso ao saber que a mulher que deu à luz aquela criança era Klara Castanho. Até aquele momento, eu não tinha noção do contexto de violência envolvendo a gestação. Meu contato com Klara não era próximo, mas, há alguns meses, a mãe dela me mandou uma mensagem carinhosa pelo Instagram e achei que eu deveria, por intermédio deste contato, mandar uma mensagem para ela no sentido de entender o que estava ocorrendo".

"Na conversa, Klara me relatou a violência de que foi vítima. E sua decisão de entregar a criança para a adoção. Me pediu que eu não escrevesse sobre o assunto. E eu, prontamente, me comprometi com ela a não expor a história publicamente", apontou Leo Dias.

Ele explicou que chegou a confidenciar a duas pessoas próximas, mas não revelou publicamente. "Mais de um mês se passou. Eu permaneci sem escrever sobre a história. Mas, desde maio, fui surpreendido com vídeos e posts em que influenciadores relataram o caso ou parte dele. Evitei, assim como havia me comprometido, a revelar a identidade da atriz, mesmo tendo sido provocado a falar sobre o caso", frisou.

No fim do texto, Leo Dias que não deveria ter publicado a respeito sobre a atriz. "Errei ao publicar qualquer linha a este respeito. Mesmo que a revelação da história não tenha partido de mim, mesmo que Klara tenha escrito uma carta pública narrando a dor que sentiu com toda esta violência e que eu só tenha escrito sobre o assunto após a carta dela ser publicada", conta.

Tags

Autor