KLARA CASTANHO

Klara Castanho: Conselhos de Enfermagem investigarão vazamento de parto de atriz

Conselhos de enfermagem investigarão profissional que feriu conduta ética da enfermagem

Imagem do autor
Cadastrado por

Bruno Vinicius

Publicado em 27/06/2022 às 11:35 | Atualizado em 29/06/2022 às 0:18
Notícia
X

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e o Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) vão apurar a denúncia pública que a atriz Klara Castanho, de 21 anos, fez sobre a exposição que sofreu após o parto em um hospital. Em uma carta publicada nas redes sociais, a atriz revelou que foi exposta por uma profissional de saúde de uma unidade hospitalar depois que decidiu entregar um bebê gerado a partir de estupro para adoção.

Em um dos trechos da carta, Klara explicou que "no dia em que a criança nasceu, eu, ainda anestesiada do pós-parto, fui abordada por uma enfermeira que estava na sala de cirurgia. Ela fez perguntas e ameaçou: 'Imagina se tal colunista descobre essa história'".

O Cofen manifestou "profunda solidariedade à atriz Klara Castanho, que, após ser vítima de violência sexual, teve o seu direito à privacidade violado, durante processo de entrega voluntária para adoção, conforme assegura o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)."

Em nota, o conselho federal afirma que vai apurar a ocorrência e "tomará todas as providências que lhe couber para a identificação dos responsáveis pelo vazamento de informações sigilosas pertinentes ao caso".

"O princípio basilar da Enfermagem é a confiança. Portanto, o profissional de saúde que viola a privacidade do paciente em qualquer circunstância comete crime e atenta eticamente contra a profissão, conforme prevê o Art. 52 do Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem", enfatizou o comunicado do órgão.

Coren-SP se manifestou contra exposição

Em repercussão ao ocorrido, o Coren-SP emitiu uma nota neste domingo (26), afirmando que "tomou ciência neste final de semana da situação exposta por atriz, que menciona, em uma carta aberta, ter sido alvo de ameaça de uma enfermeira e a seguinte confirmação por colunista da imprensa a respeito de informações sobre a entrega para adoção de um bebê fruto de um estupro".

O conselho disse que vai apurar a infração ética cometida pela profissional e que seguirá os procedimentos necessários. "Nesse sentido, o conselho seguirá os ritos e adotará os procedimentos necessários para a devida investigação, como ocorre em toda denúncia sobre o exercício profissional. Assim, o Coren-SP ressalta a cautela necessária sejam tomadas as medidas corretas para a apuração dos fatos", frisa o comunicado.

"O conselho manifesta sua solidariedade à atriz e reafirma seu compromisso cotidiano com a ética profissional da enfermagem e com a segurança da assistência prestada pela categoria. Tão logo venha a dispor das informações necessárias para a investigação, o Coren-SP reforça que todos os procedimentos para apuração serão devidamente realizados", complementa a nota do conselho.

Tags

Autor