LITERATURA

Ampliando o alcance dos livros: Circuito Livronews reúne escritores, editores e leitores na Livraria Patuscada, em São Paulo

Em mais uma edição do Circuito Livronews na capital paulista, a importância dos encontros presenciais para a formação de leitores foi um dos pontos destacados pelos participantes e pelo público prese

Imagem do autor
Cadastrado por

JC

Publicado em 02/07/2022 às 18:56 | Atualizado em 02/07/2022 às 18:56
Notícia
X

Em mais uma edição do Circuito Livronews na capital paulista, ontem à noite, a importância dos encontros presenciais para a formação de leitores foi um dos pontos destacados pelos participantes e pelo público presente na Livraria Patuscada, um dos points da bibliodiversidade na cidade.

A programação começou com debate sobre “A literatura em rede”, em momento de troca de experiências e relatos entre as debatedoras Luciana Gerbovic, uma das sócias da Escrevedeira, Ana Marta Cattani, criadora da Capivara Cultural, Maria Carolina Casati, do canal no Instagram Encruzilinhas, e a escritora Vanessa Passos, vencedora do Prêmio Kindle 2022 e organizadora de um programa de formação de escritores pela internet.

A mediação foi do jornalista Fábio Lucas, idealizador e editor do Livronews (@livronewsnoinsta no Instagram). “A literatura em rede se forma pela disposição à conexão, pela entrega ao que se encontra do outro lado. A escrita, a edição e a publicação de livros só acontecem porque a rede literária cativa os leitores, apaixonados por palavras que dão corpo a histórias, ideias e rimas”, diz Fábio Lucas.

Após o debate, a exemplo do Circuito Livronews na Academia Pernambucana de Letras no último dia 17 de junho, houve o momento da partilha e do abraço, na coletiva de autógrafos de Flora Miguel, Tóia Azevedo, Luciana Annunziata, Adílson Zambaldi, Plinio Zuni, Luciene Muller, Tatiane Eskenazi e Rebecca Loise. Respectivamente publicados pelas editoras Primata, Quintal, Reformatório, Patuá, Format, Laranja Original e Urutau.

Para encerrar o evento, o sarau “Corpos em versos”, organizado por Rebecca Loise, teve as participações de Lorena Garrido Borges, Juno, Bruno Dias, Cíntia Moreira, Gabriel Paz, Cyntia Leticia Batistetti, Julia Medeiros e Christine Gryschek, além dos autores que autografaram seus livros na ocasião. “É na expressão do corpo, com a voz, o olhar, as mãos, em súbita sinfonia, que a vida literária se levanta para dar sentido ao que se diz, se vê e se toca, comunicado pelo que se compartilha”, afirmou o editor do Livronews. Para a escritora Rebecca Loise, foi um acontecimento afetivo-político. “Que emoção compartilhar arte e vida!”, expressou ela.

A mesma emoção do encontro de Luciana Gerbovic com Luciene Muller, que foi parar nas redes sociais da proprietária da Escrevedeira:

“Foi assim: havia uma aluna na Escrevedeira que tinha uma história de amor pelos livros como poucas vezes vista. Mais do que isso: uma aluna que devia sua vida aos livros, a uma biblioteca. Eu ouvi essa história algumas vezes, mas não a conhecia.
Corte. Vamos para 2022, a foto histórica das escritoras na arquibancada do Pacaembú. Sento ao lado de uma mulher falante e simpática. Ela carrega o livro com seu nome na capa. Ela vê a Luana Chnaiderman entrar e comenta com a amiga do outro lado: ela foi minha professora, foi minha professora na Escrevedeira, e começa a falar de uma forma muito linda sobre a Escrevedeira. E eu lá: falo com ela ou não? Geminiana que sou (como ela, aliás, acabei de descobrir), falei: oi, eu sou uma das sócias da Escrevedeira. E ela: você é a Luciana??? E conversamos um pouco. E fiquei com a energia dela em mim. Energia de quem ilumina.
Corta de novo. Corta para hoje, para o encontro promovido pelo Fábio do Livronews na Livraria Patuscada sobre literatura em rede. Comigo estavam a Carol do @encruzilinhas, a Vanessa do @pinturadaspalavras e a Ana Marta da @acapivaracultural. Chega aquela mulher cheia de energia, a mulher da arquibancada, a Lu. E emocionadas pelo encontro com tantas mulheres maravilhosas em torno da literatura, começamos a conversar mais e era ela, era ela aquela aluna daquela história. Pego um livro para mim, com uma dedicatória que me emociona, venho para casa dar janta pros meus filhos, mal como com eles porque quero ler. E leio. E não largo. Porque a história dela… a história dela… Lu Vignoli Muller… não tenho palavras. O abraço que te dei com os olhos aguados é minha melhor palavra. Obrigada por ter escrito, obrigada por colocar essa história no mundo e por fazer tudo o que você está fazendo pela literatura e pelas pessoas por meio da literatura. E preciso dizer que ver o nome da Escrevedeira nessa história já fez valer a pena toda a aventura diária de manter esse centro cultural vivo.
Que noite! Fábio, meninas da mesa, meninas e meninos que nos ouviram… obrigada!!!”

Veja a lista completa dos livros autografados ontem, e os endereços dos autores e das editoras no Instagram:


Luciene Muller – “Colo invisível” (Format) @formateditora @luvignolimuller

Tóia Azevedo – “Meninas loucas não vão para o céu” (Quintal) @quintal_edicoes @vie_in_rose

Tatiana Eskenazi – “Na carcaça da cigarra” (Laranja Original) @tatianaeskenazi @laranjaoriginal

Rebecca Loise – “Engordei o sol noturno” (Urutau) @rebecca.loise @editoraurutau

Luciana Annunziata – “Depois será tarde” (Reformatório) @lucianaannunziataescreve @editorareformatorio

Flora Miguel – “Tempo sem cruz” (Primata) @floreandu @poesiaprimata

Plinio Zuni – “Mais brilhante que mancha de óleo boiando no córrego” (Patuá) @zuni_plinio @editorapatua

Adilson Zambaldi – “Fidelidade das araras” (Reformatório) @adilson_zambaldi @editorareformatorio

 

Tags

Autor