UNESCO

Recife participa pela primeira vez da Conferência de Cidades Criativas da UNESCO

Cidade participa pela primeira vez do evento, que reúne representantes de 295 cidades de 90 países do mundo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 20/07/2022 às 10:13
Notícia
X

O Recife está participando pela primeira vez da Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. A 14ª edição do evento começou na segunda-feira (18) e segue até a sexta-feira (22), na cidade de Santos (SP).

O título de Cidade Criativa, na categoria Música, foi concedido ao Recife pela Unesco, no último mês de novembro de 2021. É a primeira vez que o encontro global acontecerá na América Latina, reunindo representantes das 295 cidades, de 90 países do mundo.

Com o tema "Criatividade, Caminho para a Igualdade", o evento reunirá autoridades, especialistas e visitantes de várias partes do mundo para debates, trocas de experiência e apresentações de cases de sucesso.

A comitiva do Recife conta com representantes do poder público municipal, entre eles, a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem, os artistas Gerlane Lops e Lucas dos Prazeres.

RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO
MULTIARTISTA Lucas dos Prazeres leva suas vivências para a cena - RENATO MANGOLIN/DIVULGAÇÃO
Fotos: Felipe Souto Maior/Divulgação
DVD está disponível no streaming GloboPlay. O projeto reuniu vários nomes importantes do samba pernambucano - Fotos: Felipe Souto Maior/Divulgação

Os dois artistas participaram do processo de candidatura do Recife à rede da Unesco, tendo sido ouvidos pela gestão municipal para a produção do conteúdo de apresentação da cidade.

Durante o evento, além de participar das discussões, o Recife tem um stand na Expo Criative Cities, no Pavilhão Blue Med, com imagens de alguns cartões-postais do destino e também de seus maiores expoentes musicais e culturais, como Chico Science e o Galo da Madrugada.

Por cima das fotos, trechos de músicas estampam paisagens, e um QR Code dará acesso ao perfil do Visit Recife, com 14 playlists, do frevo ao passinho, passando pelo brega, forró e manguebeat. Para conferir, basta clicar aqui.

Durante a Expo, haverá ainda um show de Lucas dos Prazeres, tocando e cantando todos os ritmos e tradições defendidas há muitas gerações por ele e sua ancestralidade. Gerlane Lops levará seu samba para outro polo do evento, montado no centro histórico da cidade de Santos.

Tags

Autor