GOLPES

INGRESSO ONLINE: Confira 5 dicas para não cair em golpes

Especialista em eventos elenca principais cuidados para tornar a operação de compra pela internet mais segura

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 02/08/2022 às 12:31
Notícia
X

O retorno dos grandes shows internacionais no Brasil têm causado muito entusiasmo, mas também frustrações. Recentemente, fãs da banda Metallica que haviam comprado ingressos pela internet para ver os shows foram vítimas de um golpe e não conseguiram assistir ao espetáculo.

Essa não é uma situação incomum e nem restrita ao universo do entretenimento. Qualquer evento que movimenta público pode entrar na mira de golpistas, que atuam com fraudes e ingressos falsos.

"Com a crescente reabertura do mercado de eventos, também devemos ver rapidamente a intensificação de golpes relacionados à compra de ingressos", alerta Leandro Reinaux, CEO da Even3, startup que oferece uma plataforma intuitiva para a organização de eventos.

Leandro traz algumas dicas para consumidores se protegerem na hora de comprar ingresso pela internet. Confira:

1- Evite promoções exageradas

Desconfie de sites que praticam valores abaixo do mercado ou muito acima. Além de não serem seguros, esses sites muitas vezes exigem um preenchimento cadastral prolongado. Pense e avalie a segurança desse intermediário antes de seguir para a etapa do pagamento.

2- Pesquise a empresa
Antes de entrar em um site e comprar ingressos, verifique a reputação da empresa. Elas são obrigadas a disponibilizar razão social, CNPJ, endereço e telefone na página inicial. Se não encontrar essas informações visíveis, não compre.

3- Verifique a reputação
Muitos consumidores emitem opinião sobre suas experiências em sites de reclamações ou nas redes sociais. Verifique se existem reclamações em relação aos serviços da empresa que está vendendo os ingressos. Até mesmo no Google, você pode verificar comentários e avaliações, um bom mecanismo para checar a reputação e decidir a compra.

4- Avalie a segurança do site
Além de averiguar os dados da empresa, verifique a segurança do site. Na barra URL, em vez de apenas "http", é preciso constar "https" - a letra ‘S’ indica a adoção de protocolos mais rígidos de segurança. Além disso, confira se aparece na barra de busca um cadeado. Ao clicar nele, deve aparecer um pop-up com informações de segurança e autenticidade do site.

5 - Cuidados com grupos nas redes sociais
Fique atento quando alguém anunciar a venda de ingressos nas redes sociais. O primeiro passo é fazer uma análise cuidadosa do perfil do anunciante. Vá até a página pessoal dele ou dela e verifique suas principais informações, como cidade, local de trabalho e fotos disponíveis. Isso ajuda a identificar perfis fake, usados apenas para golpes.

"Vale também procurar a quantidade de grupos de que a pessoa participa e o número de amigos recentes, caso essas informações estejam disponíveis, para um maior grau de certeza sobre a veracidade do perfil", finaliza o especialista.

Fundada em 2015, em Recife, pelos sócios Leandro Reinaux, Cláusio Barbosa e Renato Cruz, a Even3 é uma plataforma de eventos que conecta pessoas e conhecimentos científicos e acadêmicos.

A startup começou sua operação trazendo alternativas para organização de eventos presenciais, mas com a pandemia sentiu a necessidade de promover a transformação para uma atuação online.

Tags

Autor