TEATRO

No Recife, espetáculo baseado em Hermilo Borba Filho questiona opressões por meio da dança. Saiba como assistir

"Arranca!", de Domingos Júnior, aborda opressões pessoais e sociais sob um ponto de vista decolonial; Peça entra em cartaz no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 15/08/2022 às 14:41
Notícia
X

O Recife receberá um espetáculo baseado em "Agá", livro de Hermilo Borba Filho, mais especificamente no capítulo "Livro dos Mortos", nesta quinta (18) e sexta-feira (19), às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, no Recife Antigo.

"Arranca!" é um espetáculo de dança que aborda opressões pessoais e sociais sob um ponto de vista decolonial. O trabalho é resultado da pesquisa "Eu, o-morto-rezando-o-Xango", que apresenta a corporeidade das danças de rua, da cultura popular e de um nordeste futurista.

A cena explora as dores e as lutas dos artistas-criadores Domingos Júnior, Íris Campos e Marcelo Sena, além de lançar questionamentos acerca dos papéis desempenhados entre oprimidos e opressores de maneira pessoal e social, sob um ponto de vista sensível, forte e poético.

CALDO DE CANA FILMES/DIVULGAÇÃO
TEATRO "Arranca!", espetáculo de dança inspirada em orba de Teatro Hermilo Borba Filho, entra em cartaz no Recife - CALDO DE CANA FILMES/DIVULGAÇÃO
CALDO DE CANA FILMES/DIVULGAÇÃO
TEATRO "Arranca!", espetáculo de dança inspirada em orba de Teatro Hermilo Borba Filho, entra em cartaz no Recife - CALDO DE CANA FILMES/DIVULGAÇÃO
CALDO DE CANA FILMES/DIVULGAÇÃO
TEATRO "Arranca!", espetáculo de dança inspirada em orba de Teatro Hermilo Borba Filho, entra em cartaz no Recife - CALDO DE CANA FILMES/DIVULGAÇÃO

Este é o mais novo trabalho do diretor, ator e artista-educador Domingos Júnior. Este ano, ele protagonizou a Paixão de Cristo do Recife, Jesus, a luz do mundo, cuja estreia se deu em janeiro de 2022. Natural da cidade de Paudalho (PE), com formação em Teatro (UFPE) e em arquitetura e urbanismo, iniciou a vida artística na cultura popular.

Em 2021, recebeu o prêmio de melhor ator no filme Á Mesa no Festival de Muriaé (MG). Dirigiu filmes como o Corpo-Capital e o documentário Com Chita e Paetê se Faz Historia, no qual resgata sua vivência na cultura popular na sua cidade natal.

Sobre o diretor e peça

"Arranca!" tem a assinatura de Domingos Júnior na direção, mas também conta com o mesmo integrando a cena ao lado da bailarina, atriz e arte educadora, Iris Campos, formada em Artes Cênicas (UFPE), co-criadora do duo de dança Arreia, integrante do Caboclinho 7 Flexas do Recife, performer do Grupo Totem e integrante da Cia 3 na Lua.

A dupla ainda divide a pesquisa e o palco com o artista da dança, do audiovisual, músico e jornalista Marcelo Sena, fundador e artista-pesquisador da Cia. Etc. que, há mais de 20 anos, tem um trabalho continuado em dança, audiovisual e arte sonora.

Para a realização deste espetáculo o trio contou ainda com uma oficina de preparação com Agrinez Melo, integrante do grupo O Poste Soluções Luminosas que desde 2004, realiza uma pesquisa teatral voltada para as raízes africanas.

"Arranca!" foi realizado por meio do edital O solo do outro (2020), promovido pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura da cidade do Recife, cujo objetivo é estimular a formação de novas e novos artistas.

A estreia acontece nos dias 18 (quinta-feira) e 19 (sexta-feira) de outubro, às 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, mas em setembro cumpre temporada no Recife antes de sair em circulação.

SERVIÇO
Arranca!
Quando: 18 e 19 de agosto de 2022, a partir das 20h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apoio, 142, Bairro do Recife)
Fone: (81) 3355-3321
Informações: (81) 98236-3777

Tags

Autor