FILME

Filme de Marilyn Monroe na Netflix: Entenda a polêmica por trás de Blonde, com Ana de Armas

"Blonde", que reconta a trajetória de Marilyn Monroe com Ana de Armas, chegou à Netflix nesta quarta-feira (28) envolvo em polêmicas

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 28/09/2022 às 12:49
Notícia
X

O filme "Blonde", que reconta a trajetória de Marilyn Monroe com Ana de Armas, chegou à Netflix nesta quarta-feira (28) envolvo em polêmicas.

Para começar, o filme de Andrew Dominik não é uma cinebiografia, como muitos esperavam, mas sim uma adaptação de um livro de Joyce Carol Oates, mesclando realidade e ficção.

"Blonde" acompanha Marilyn Monroe em sua ascensão ao estrelado, seus envolvimentos românticos, trazendo ainda uma espetacularização da vida da sex symbol, atriz e modelo.

Críticas a Blonde, filme sobre Marylin Monroe

Desde que começou a ser exibido, Blonde vem recebendo críticas por ser um filme problemático no sentido de não evitar aspectos como hipersexualização. Também vem sendo apontado como misógino.

"Este filme inteiro alimenta a sexualização e fantasias dela e piora. Esse filme nunca deveria ter sido feito, pois o material deveria se ruma crítica exatamente a isso", comentou uma fã norte-americana num tuíte que viralizou.

Essa perspectiva do filme não é apenas uma impressão: o diretor Andrew Dominik deu uma polêmica entrevista afirmando que não lhe interessava a "Marylin Monroe forte", que pudesser ser exemplo para outras mulheres.

Diretor de Blonde dá entrevista polêmica

"Se você olhar para Marilyn Monroe, ela tem tudo o que a sociedade nos diz que é desejável. Ela é famosa. Ela é linda. Ela é rica. Se você olhar para a versão do Instagram de sua vida, ela tem tudo. E ela se matou", disse. "Agora, para mim, isso é o mais importante. Não é o resto. Não são os momentos de força".

NETFLIX/DIVULGAÇÃO
STREAMING Filme "Blonde", que reconta a trajetória de Marylin Monroe com Ana de Armas, chegou à Netflix - NETFLIX/DIVULGAÇÃO
NETFLIX/DIVULGAÇÃO
STREAMING Filme "Blonde", que reconta a trajetória de Marylin Monroe com Ana de Armas, chegou à Netflix - NETFLIX/DIVULGAÇÃO

Em outro momento ainda mais polêmico, ele diz que filmes como "Homens Preferem as Loiras" são apenas exibições de "vadias bem vestidas".

Em conversa com a jornalista Christina Newland, ele pergunta: "Ela é alguém que se tornou uma grande coisa cultural em um monte de filmes que ninguém realmente assiste, certo? Alguém assiste os filmes da Marilyn Monroe?".

"Eu assisto! Muitos dos meus colegas e amigos também. "Os Homens Preferem as Loiras" é um que assistimos muito", responde a jornalista.

"Sério? O que tem de bom?", questiona o diretor, que mais tarde vai dizer: "São prostitutas bem vestidas. Não sei".

Ana de Armas criticou censura para menores de 18 anos

NETFLIX/DIVULGAÇÃO
STREAMING Filme "Blonde", que reconta a trajetória de Marylin Monroe com Ana de Armas, chegou à Netflix - NETFLIX/DIVULGAÇÃO

Ainda antes do lançamento, a atriz Ana de Armas criticou a classificação etária recebida pelo filme;

Em entrevista à revista francesa L'Officiel, Armas disse que não consegue entender o motivo de o filme ter recebido a classificação "NC-17", indicado apenas para maiores de 18 anos nos EUA e usada basicamente para filmes com muito sexo.

"Eu posso listar várias séries ou filmes que são muito mais explícitos, com muito mais conteúdo sexual do que 'Blonde'", disse ela.

"Mas para contar essa história era importante mostrar todos esses momentos da vida de Marilyn que a fizeram terminar daquele jeito. Precisava ser explicado. Todo mundo [no elenco] sabia que tínhamos que ir a lugares desconfortáveis. Eu não fui a única."

Tags

Autor