NOBEL DE LITERATURA

Quem é Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura em 2022; conheça obras e carreira

Escritora francesa Annie Ernaux é dona e uma "corajosa e ambiciosa obra que vai além da ficção", informou Prêmio Nobel de Literatura 2022

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 06/10/2022 às 9:22 | Atualizado em 06/10/2022 às 10:51
Notícia
X

A escritora francesa Annie Ernaux venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2022. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (6), pela Academia Sueca, em Estocolmo.

Feminista e uma das principais vozes contemporâneas, ela é autora de uma "corajosa e ambiciosa obra", "que vai além da ficção", como destacou a Academia Sueca.

O Nobel informou ainda que o prêmio foi concedido pela "pela coragem e acuidade clínica com que desvenda as raízes, os estranhamentos e os constrangimentos coletivos da memória pessoal."

Annie Ernaux, inclusive, é uma das convidadas para a Flip, a Feira Literária Internacional de Paraty, deste ano. Ela participará da mesa Diamanto Rubro, ao lado de Veronica Stigger, no dia 26 de novembro. A Flip começa no dia 23 de novembro.

Quem é Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura

JONATHAN NACKSTRAND/AFP
NOBEL DE LITERATURA Annie Ernaux vence Nobel de Literatura de 2022 - JONATHAN NACKSTRAND/AFP

Professora universitária de Literatura, Annie Ernaux escreveu quase 20 livros, nos quais aborda o peso da dominação das classes sociais e a paixão do amor, dois temas que marcaram sua trajetória.

Nascida em 1940, Annie entrou na literatura em 1974 com "Les Armoires Vides", um romance autobiográfico. Em 1984, ganhou o Prêmio Renaudot por "La Place", outra de suas obras autobiográficas.

Em 2008 e 2009, com sua obra "Les Années", um vasto panorama que vai da época do pós-guerra até ao presente, publicado em 2008, recebeu vários prêmios.

Obras de Annie Ernaux, vencedora do Nobel de Literatura

PIERRE GUILLAUD/AFP
NOBEL DE LITERATURA Annie Ernaux vence Nobel de Literatura de 2022 - PIERRE GUILLAUD/AFP

Entre seus livros está "O Acontecimento", em que relata um aborto clandestino que fez nos anos de 1960. Ela também escreveu "O Lugar" e "A Vergonha".

Annie Ernaux acaba de dirigir, com o filho, David Ernaux-Briot, um documentário, previsto para ser exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema São Paulo, Os Anos do Super 8, título oficial em português, une filmagens de arquivo feitas pela família de Ernaux de 1972 a 1981. O filme estreou no Festival de Cannes, em maio.

Concorrentes ao Nobel de Literatura de 2022

JULIE SEBADELHA/AFP
NOBEL DE LITERATURA Annie Ernaux vence Nobel de Literatura de 2022 - JULIE SEBADELHA/AFP

O escritor Salman Rushdie, que sofreu um ataque em agosto, nos Estados Unidos, era considerado como um dos favoritos ao Nobel de Literatura 2022. Outros nomes, já conhecidos dos leitores que acompanham a premiação, como o japonês Haruki Murakami e o queniano Ngugi Wa Thiong?o também apareciam como fortes candidatos.

Entre outros nomes lembrados estavam a própria Annie Ernaux, além de Joyce Carol Oates, Maryse Condé, Margaret Atwood, Ludmila Ulitskaia, Michel Houellebecq, Anne Carson, Thomas Pynchon e Don DeLillo.

Lista dos últimos dez vencedores do Prêmio Nobel de Literatura

2022: Annie Ernaux (França)

2021: Abdulrazak Gurnah (Tanzânia)

2020: Louise Glück (Estados Unidos)

2019: Peter Handke (Áustria)

2018: Olga Tokarczuk (Polônia)

2017: Kazuo Ishiguro (Reino Unido)

2016: Bob Dylan (Estados Unidos)

2015: Svetlana Alexievich (Belarus)

2014: Patrick Modiano (França)

2013: Alice Munro (Canadá)

Tags

Autor