KANYE WEST ANTISSEMITA

KANYE WEST: O que é ANTISSEMITA? Entenda termo e a sua origem

Rapper Kanye West está imerso em mais uma polêmica depois de fazer publicações de cunho antissemita; entenda o termo e origem

Imagem do autor
Cadastrado por

Emannuel Bento

Publicado em 25/10/2022 às 10:26
Notícia
X

O rapper Kanye West, também conhecido como Ye, está imerso em mais uma polêmica depois de fazer publicações de cunho antissemita.

Muita gente, no entanto, nunca ouviu o termo ou lembra-se dele vagamente durante as aulas de história quando o assunto era Segunda Guerra Mundial.

Antissemita é termo que se dá ao preconceito contra populações de origem semita, como os árabes e os judeus.

Kanye West e judeus: Por que rapper vem sendo acusado de antissemita?

O caso começou quando o músico norte-americano usou uma camisa com a estampa "Vidas Brancas Importam" ("White Lives Matter", em contraponto ao movimento antirracista Black Lives Matter) durante um desfile na Semana de Moda de Paris.

A frase rendeu críticas na indústria da moda e da música, a exemplo do posicionamento crítico do rapper Diddy.

Ao se defender, no Instagram, Kayne West publicou uma sequência de prints de uma conversa Diddy. Nas mensagens, West afirma que o colega de profissão era "controlado por judeus".

JEAN-BAPTISTE LACROIX/AFP
KANYE WEST Rapper se envolve em polêmica após comentários antissemitas - JEAN-BAPTISTE LACROIX/AFP

A publicação foi removida do Instagram e sua conta foi bloqueada. West, então, partiu para o Twitter para questionar a atitude de Mark Zuckerberg, dono do grupo Meta, que controla o Instagram. Ele fez publicações dando a entender que atacaria os judeus. Mais especificamente, ele escreveu "death con 3 com o povo judeu”.

Ao escrever "death con 3" em seu tweet, ele estava aparentemente se referindo ao termo militar "defcon". Existem cinco níveis que indicam a intensidade de uma ameaça à segurança nacional, sendo 5 o mais baixo e 1 o mais alto

O tweet, portanto, sugere que ele estava se preparando para algum tipo de ameaça ao povo judeu ou que ele próprio iria infligir algum tipo de violência a eles. Por conta disso, ele também foi bloqueado do Twitter.

Kanye West: O que é antissemita?

A palavra antissemitismo refere-se a uma aversão criada por certos setores da sociedade contra povos de origem judaica, que são povos da linhagem étnica semita.

O antissemitismo começou pela migração de judeus advinda de suas diásporas: expulsões, escravizações e fugas de povos judeus de seus locais de origem.

REPRODUÇÃO
Estrela de Davi, um símbolo judeu, utilizado pelos nazistas para identificar os judeus alemães. - REPRODUÇÃO

No século 20, o antissemitismo tornou-se mais intenso na Europa, e o ápice dessa forma de preconceito deu-se durante o Holocausto, na Segunda Guerra Mundial.

Nesse período, mais de seis milhões de judeus foram mortos nos campos de concentração, além de milhões de prisões e violações dos direitos civis judaicos promovidas pelo nazismo do ditador totalitário Adolf Hitler.

O que são semitas?

Os judeus não são os únicos povos semitas. Na contemporaneidade, os semitas são judeus e árabes. Na Antiguidade, esses povos eram fenícios, hebreus (judeus), babilônicos, arameus, assírios e outros que, no terceiro milênio antes de Cristo, deslocaram-se da Península Arábica para a Mesopotâmia.

De acordo com o linguista brasileiro Rosário Farâni Mansur Guérios, professor emérito da Universidade Federal do Paraná nas décadas de 1970 e 1980, o termo semita como palavra para designar os povos do Oriente Médio que vieram para a Mesopotâmia foi cunhado pelo historiador alemão moderno August Ludwig von Schloezer, em 1871. As informações são do Mundo Educação, do Uol.

Tags

Autor