HALLOWEEN 2022: como o Halloween chegou nos Estados Unidos. Saiba qual é a origem do Halloween
Entenda como o Halloween se tornou um símbolo da cultura estadunidense
O dia 31 de outubro é reconhecido mundialmente como a data oficial do Halloween. A celebração envolve festas, decoração temática, fantasias, doces e travessuras e um carisma bem sombrio, que conquista milhares de entusiastas.
Atualmente o Halloween é um dos festejos mais tradicionais da cultura estadunidense, mas sua origem vem de um povo bem diferente. Saiba como surgiu o Dia das Bruxas e como os Estados Unidos foi responsável por populariza-lo.
QUANDO A ORIGEM DO HALLOWEEN?
Há mais de 3000 anos, os celtas celebravam um festival chamado de Samhain, uma homenagem ao "Rei dos mortos" e ao Ano Novo celta, que iniciava no dia 01 de novembro.
A cultura pagã acreditava que, durante a época do festival, os mortos "acordavam" e se apoderavam dos corpos dos vivos. A festividade, então, era repleta de uma decoração sombria, iluminada com fogo e com seus participantes vestindo fantasias como uma maneira de se defender dos maus espíritos.
Na época da Idade Média, a Igreja Católica passou a condenar o festival pagão e o nomeou de Dia das Bruxas, já que os curandeiros - quem não era cristão - eram considerados "bruxos".
Foi também no período medieval que surgiu a denominação "Halloween". Como forma de distanciar as pessoas de práticas pagãs, a igreja colocou o Dia de Todos os Santos para ser comemorado no dia 1 de novembro, o dia de Samhain. "Halloween". chega como uma abreviação de "All Hallows' Eve", com "hallow" significando "santo" e "eve" sendo "véspera".
No fim, a cultura pagã e a católica se juntaram e fundiram como o Halloween.
HALLOWEEN NOS ESTADOS UNIDOS
No século XIX, a Grande Fome causou milhares de estragos na Irlanda e fez muitos irlandeses imigrarem para os Estados Unidos. Os europeus levaram o Halloween ao país que também começou a celebrar a festividade.
Os estadunidenses adaptaram algumas das práticas do Dia das Bruxas. Na Irlanda, por exemplo, havia o costume de esculpir nabos e transformá-los em lanterna - homenageando uma lenda local e os chamando de Jack O' Lantern.
Nos Estados Unidos, ao invés de nabos, as abóboras que passaram a ser iluminadas, já que o fruto era mais comum na colheita do mês de outubro.
Como os norte-americanos passaram a ser uma potência geopolítica ao longo do século XX, eles foram capazes de influenciar culturalmente outros países, tornando o Halloween o que é hoje.