DIA DAS BRUXAS

Qual a diferença entre o Halloween e o Dia dos Mortos? Entenda!

Saiba quais são as semelhanças e as diferenças entre o Dia das Bruxas e o Dia dos Mortos

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 01/11/2022 às 7:31
Notícia
X


O final de outubro e início de novembro são marcados por muitas festividades ao longo do mundo e os grandes responsáveis são o Halloween e o Dia dos Mortos. As duas celebrações reúnem vários festejadores há milhares de anos e certas características fazem com que elas se misturem e pareçam ter o mesmo objetivo.

Entenda abaixo qual a diferença entre o Dia das Bruxas e o Dia dos Mortos e por que eles são comemorados até a atualidade. 

Como surgiu o Halloween?

 O Halloween é de origem celta, povo que habitava na Europa Central há mais de 3000 anos. Eles possuíam um festival chamado de Samhain, uma homenagem ao "Rei dos mortos".

Além de ser uma celebração do fim do verão e do Ano Novo celta, iniciado em novembro, acreditava-se que, durante aquele período, os mortos "acordavam" e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por isso, a festa possuía uma decoração sombria e os celtas usavam fantasias para se defenderem dos maus espíritos. 

Durante a Idade Média, o festival ganhou o nome de Dia das Bruxas, remetendo à intolerância da Igreja Católica a costumes pagãos. A nomenclatura 'Halloween' também surge por causa dos cristãos, pois significa "Véspera de Santo"  - no dia 01 de novembro, é comemorado o Dia de Todos os Santos.

Reprodução/PEXELS
Nos EUA, as crianças se fantasiam e vão na vizinhança perguntar "doces ou travessuras" durante o Halloween. - Reprodução/PEXELS

Como surgiu o Dia dos Mortos?

O Dia dos Mortos também possui origem pagã, porém de outra localidade. Ele se origina dos povos pré-hispânicos indígenas (asteca, maia, zapoteca e mixteca) do atual território mexicano, que celebravam o fim do ciclo da vida, a morte e o renascimento. 

A data era comemorada, inicialmente, no nono mês do calendário solar asteca, por volta do início do mês de agosto. Mas, com a chegada dos colonizadores espanhóis e seus valores católicos, eles mudaram para o dia 2 no novembro, posteriormente ao Dia de Todos os Santos e quando é comemorado o Dia de Finados. 

Os pré-hispânicos também acreditavam que a data era quando havia a volta das almas dos mortos, porém existia um significado sentimental, porque o motivo dos falecidos voltarem seria para ficar com seus entes queridos.

Por isso, a decoração do Día de Muertos envolve figuras consideradas sombrias como as caveiras, porém simbolizando uma homenagem a quem já faleceu. Na festividade, por exemplo, os festejadores constroem templos decorados com flores e objetos de valor para os falecidos.

Reprodução/PEXELS
O Día de Los Muertos é em 02 de novembro porém é celebrado no México por vários dias, - Reprodução/PEXELS

Halloween e Dia dos Mortos no século XXI

Apesar do surgimento há milhares de anos, as celebrações continuam na sociedade. O Halloween é comemorado em uma proporção maior, pois foi levado pelos europeus aos estadunidenses que, com sua influência cultural na Globalização, acabaram espalhando a festa para outros países, até mesmo para o Brasil.

Já o Dia dos Mortos é celebrado principalmente no México, sendo considerada a maior festa cultural do país. Por causa dos seus símbolos e decorações ligados à morte e a proximidade com a data do Halloween, as caveiras mexicanas acabam sendo uma fantasia popular durante o Dia das Bruxas. 

Reprodução/Freepik
Casal com maquiagem de caveira mexicana.. - Reprodução/Freepik

 


Tags

Autor