GRAMMY LATINO

Liniker é a primeira artista trans a ganhar um Grammy; confira discurso da cantora

Liniker iniciou sua carreira com a banda Liniker e os Caramelows, em 2015

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 18/11/2022 às 8:31 | Atualizado em 18/11/2022 às 10:25
Notícia
X


A noite desta quinta-feira (17) foi especial para a comunidade trans. Durante o Grammy Latino, acontecido ontem em Las Vegas, Liniker ganhou estatueta e se tornou a primeira artista trans a vencer categoria na história da premiação. 

A cantora foi destaque na categoria 'Melhor Álbum de Música Popular Brasileira' pelo disco 'Indigo Borboleta Anil', lançado em 2021.

Conheça a trajetória artística de Liniker e sua reação ao receber prêmio no Grammy Latino. 

Quem é Liniker? 

Liniker de Barros Ferreira Campos tem 26 anos e nasceu em Araraquara, interior de São Paulo. 

Em 2015, ela começou sua carreira musical com a banda Liniker e os Caramelows. Eles lançaram o EP 'Cru', por meio do primeiro single, 'Zero'. O sucesso do trabalho de estreia logo influenciou o lançamento do seu primeiro álbum em 2016, o 'Remonta'.

Liniker e os Caramelows começou a se firmar na mídia internacional, chegando a fazer 45 shows fora do Brasil em 2018. No ano seguinte, o grupo anunciou mais um disco, o 'Goela Abaixo'. Entre as faixas, estão os sucessos 'Calmô' e 'Intimidade'

LEILA PENTEADO/DIVULGAÇÃO
A banda Liniker e os Caramelows lançou um EP e dois álbuns durante a carreira. - LEILA PENTEADO/DIVULGAÇÃO

Em 2020, no entanto, Liniker e o produtor da banda anunciaram a saída da cantora para focar em projetos paralelos. Em 2021, ela lançou seu primeiro álbum solo, o 'Índigo Borboleta Anil', que teve a colaboração de Milton Nascimento e de Tassia Reis

Faixas sucesso como 'Baby 95' e 'Psiu' fizeram Liniker se consolidar na indústria musical como um dos nomes da nova geração da MPB e, acima de tudo, como grande inspiração para a comunidade trans. 

Liniker ganha Grammy

Liniker se consagrou a ganhar o Grammy de 'Melhor Álbum de Música Popular Brasileira' pelo 'Indigo Borboleta Anil'.  

“Eu sou Liniker. Sou uma cantora, compositora e atriz brasileira. Hoje algo histórico acontece para a história do meu país: é a primeira vez que uma artista transgênero ganha um Grammy!”, disse ela, ao discursar em espanhol.

A cantora terminou expressando gratidão pela equipe que a acompanha. “Eles estão comigo desde o início, sonhando junto comigo. Muito obrigada a todos vocês! Estou muito feliz, façam barulho!”, pediu, falando em inglês.

 

GRAMMY LATINO: LINIKER é primeira MULHER TRANS a ganhar premiação

Tags

Autor