COPA DO MUNDO: Catar volta atrás e venda de cerveja é proibida nas proximidades dos estádios; veja decisão
A dois dias do início da Copa do Mundo 2022, o Catar, país sede da disputa deste ano, proibiu a venda de bebidas alcóolicas nos arredores dos estádios
Com informações da AFP
A dois dias do início da Copa do Mundo 2022, o Catar, país sede da disputa deste ano, proibiu a venda de bebidas alcóolicas nos arredores dos estádios.
A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (18) através de um comunicado assinado pelas autoridades do Catar e da Fifa.
O assunto é delicado já que a marca de cerveja Budweiser é uma das principais patrocinadoras do evento há três décadas.
ENTENDA DECISÃO
O comunicado emitido pelas autoridades é sucinto e não explica os motivos da decisão.
"Após as discussões entre as autoridades do país-sede e a Fifa, foi tomada a decisão de concentrar a venda de bebidas alcoólicas na Fifa Fan Fest, outros pontos de encontro dos torcedores e nos locais que têm licença para a atividade, e eliminar os pontos de venda de cerveja do perímetro dos estádios da Copa do Mundo".
A mudança projeta uma sombra sobre os compromissos anteriores do emirado muçulmano conservador de sediar o Mundial.
No início de setembro foi confirmado que os postos de venda de cerveja abririam ao redor dos estádios três horas antes e até meia hora antes do início da partida. Deveriam, então, reabrir por uma hora após o apito final. Apenas cervejas sem álcool estarão disponíveis nos estádios.
"Alguns torcedores querem tomar uma cerveja no jogo, outros não. Mas o verdadeiro problema que esta mudança ilustra é muito maior: a total falta de comunicação e de transparência do comitê organizador com os torcedores", denunciou a FSA, a associação de torcedores ingleses.
CONSUMO DE BEBIDA ALCÓOLICA NO CATAR
No Catar, o consumo de bebidas alcoólicas é legal para os não muçulmanos com mais de 21 anos, mas tem uma regulamentação muito rígida.
É proibido levar bebida alcoólica na bagagem, mesmo a comprada no "duty free". Os residentes podem comprar o produto em uma loja específica que não está aberta aos turistas.
Os visitantes podem beber na maioria dos hotéis internacionais, onde uma cerveja ou um copo de vinho pode custar quase 10 euros e um drinque mais de 15 euros.