WANDINHA

NETFLIX: Por que WEDNESDAY se chama WANDINHA no Brasil? Entenda origem do nome da personagem da Família Addams

A personagem de Jenna Ortega tem um nome diferente no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Dias

Publicado em 07/12/2022 às 7:36
Notícia
X

 

Entre os recentes lançamentos da Netflix em seu catálogo, 'Wandinha' ganha destaque com o seu número de espectadores fanáticos pela nova produção derivada de 'A Família Addams'

Apesar de muitas pessoas já conhecerem a famosa família sombria, alguns não sabem a origem do nome de 'Wandinha', que tem uma tradução bem diferente da sua nomenclatura em inglês 'Wednesday'.

Divulgação/Netflix
Jenna Ortega como Wandinha na série da Netflix 'Wandinha'. - Divulgação/Netflix

Veja abaixo o motivo da curiosa mudança de nome e por que a versão de Jenna Ortega como a personagem ganhou tantos admiradores. 

Qual a origem do nome Wednesday?

Em países de língua inglesa, a personagem se chama Wednesday, que significa 'quarta-feira' em português. 

No primeiro episódio da série da Netflix, Mortícia (Catherine Zeta-Jones) explica que o nome foi inspirado em uma cantiga infantil. “O nome dela vem de uma frase do meu poema infantil favorito. Wandinha é só desgosto”, disse a matriarca.

NETFLIX
Wandinha (Jenna Ortega) é a filha de Gomez (Luis Guzmán) e Mortícia (Catherine Zeta-Jones) - NETFLIX

A obra em questão foi publicada em 1838 e define as crianças com base no dia da semana em que elas nasceram. 

“A criança da segunda-feira é bonita

A criança da terça-feira é cheia de graça

A criança da quarta-feira é cheia de aflições

A criança da quinta-feira vai longe

A criança da sexta-feira é amável e generosa

A criança do sábado trabalha tudo para viver

E a criança nascida no dia de sábado

É bonita e alegre, boa e feliz”

Na série, Wandinha diz que apesar de se chamar 'quarta-feira', ela nasceu numa sexta-feira 13 - o que explica sua personalidade. Porém o seu nome é de outro dia da semana pois, segundo a cantiga, "a criança da quarta-feira é cheia de aflições" - ou, na mesma tradução, cheia de desgosto.

Série WANDINHA tem RECORDE de audiência

Por que é Wandinha e não Quarta-Feira?

A primeira tradução do nome da personagem foi em 1965, na primeira versão brasileira de 'A Família Addams'. Ela foi chamada de 'Vandinha', adaptada para maior compreensão do público. O dia da semana, por outro lado, não faria sentido para os telespectadores do país. 

Na série da Netflix, o streaming trocou a letra 'V' pela 'W' para que seja mais parecido com o nome original.

Divulgação/Netflix
Jenna Ortega é a protagonista de 'Wandinha'. - Divulgação/Netflix

“É uma questão histórica, da nossa memória afetiva. É Wandinha desde sempre, então nada mais justo do que ser agora também. Também vi como foi traduzido para outros países, e aqui qualquer pessoa pensa em Família Addams quando ouve este nome”, falou Felipe Drummond, o diretor de dublagem de 'Wandinha', em entrevista ao jornal Metrópoles.

Outras personalidades da família também ganharam outros nomes no Brasil.  'Uncle Fester' virou o 'Tio Chico' e 'Pugsley' passou a ser 'Feioso'. O amado mascote 'Mãozinha' não é 'Little Hand' em inglês, e sim 'Thing' (que significa 'coisa').

NETFLIX
Gomez (Luis Guzmán), Mortícia (Catherine Zeta-Jones) e Feioso (Isaac Ordonez) - NETFLIX

Qual a história de Wandinha?

A série explora a adolescência de Wandinha, célebre integrante da Família Addams. Ela começa a estudar na Academia Nevermore e aprende a lidar com suas habilidades paranormais enquanto investiga uma série de assassinatos sobrenaturais pela cidade.

Jenna Ortega, que interpreta Wandinha, está sendo bastante elogiada pela sua atuação. Ela conseguiu adaptar a personagem aos dias atuais e a transformou em alguém sombria e excêntrica, mas também muito amada e empática - pelo menos do seu jeito. 

Reprodução/ Instagram @jennaortega
Jenna Ortega é a protagonista de 'Wandinha', série da Netflix. - Reprodução/ Instagram @jennaortega

A produção estreou em primeiro lugar com um recorde de 341,23 milhões de horas assistidas em mais de 50 milhões de residências e agora é a série em inglês com mais horas assistidas em uma semana na Netflix.

 

 

Tags

Autor