DIVERSIDADE

BANDEIRA LGBTQIA+: Nova bandeira LGBTQIA+ é lançada e inclui símbolos trans, intersexo e antirracista; veja o que muda e os significados

A comunidade LGBTQIA+ lançou uma nova versão da bandeira LGBTQIA+ que adere a outros símbolos; veja o que muda e os significados

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 07/12/2022 às 14:34 | Atualizado em 07/12/2022 às 14:38
Notícia
X

Com informações do Povo para a Rede Nordeste

A comunidade LGBTQIA+ lançou uma nova versão da bandeira LGBTQIA+ que adere a outros símbolos. Veja abaixo a mudança e os significados.

No dia 27 de novembro, o redesenho da bandeira que representa a comunidade foi lançado oficialmente no Brasil durante a 27ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Copacabana, no Rio de Janeiro.

PARADA DA DIVERSIDADE no RECIFE: confira os melhores momentos

SIGNIFICADOS DA NOVA BANDEIRA LGBTQIAP+

A atualização da Bandeira LGBTQIA+ foi proposta pelo designer dos EUA Daniel Quasar e readaptada pelo italiano Valentino Vecchietti entre os anos de 2018 e 2021. A nova versão conta com a inserção de mais três símbolos. Confira:

Reprodução
Nova bandeira LGBTQIA+ - Reprodução

Além das cores do arco-íris usada pela comunidade desde 1987 que representam a diversidade, seis cores inicia uma seta que aponta para a direita. Segundo Quasar, o símbolo indica progresso.

Bem ao centro da bandeira, as cores preto e marrom fazem alusão ao movimento antirracista. Depois, as cores azul, rosa e branco representam o orgulho trans. Por último, as cores branco e amarelo, junto a um círculo roxo, fazem o símbolo do orgulho intersexo.

HISTÓRIA DA BANDEIRA LGBT

A tradicional bandeira do arco-íris foi lançada pelo designer Gilbert Baker em 1978, para o Dia da Liberdade Gay de São Francisco, na Califórnia, com objetivo de promover a diversidade.

A Pride in Football repassou as ameaças recebidas à Fifa e as autoridades russas.
A Pride in Football repassou as ameaças recebidas à Fifa e as autoridades russas. - A Pride in Football repassou as ameaças recebidas à Fifa e as autoridades russas.

Originalmente, a bandeira contava com oito cores que representavam aspectos diferentes: rosa - sexualidade, vermelho - vida, laranja - cura, amarelo - luz do sol, verde - natureza, turquesa - magia/arte, anil - harmonia/serenidade, violeta - espírito humano.

Posteriormente, as cores foram reduzidas para seis, sem o rosa e anil. 

Tags

Autor