NOVELA TRAVESSIA

ASSEXUAL: Leonor fica em choque com revelação de Caíque; entenda orientação do personagem de Thiago Fragoso em Travessia

Entenda o que é a comunidade assexual, a qual o personagem Caíque, de Travessia, pertence

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 15/12/2022 às 16:30 | Atualizado em 15/12/2022 às 22:26
X

A novela Travessia, da TV Globo, levantou a discussão sobre assexualidade. 

Na trama, o personagem Caíque (Thiago Fragoso) revelou para sua amada, Leonor (Vanessa Giacomo), no capítulo desta quinta-feira (15), que é assexual. Mas o que é ser assexual? 

O QUE É ASSEXUAL?

Assexual é a pessoa que pode não sentir atração sexual ou amor romântico.

Assim como as demais orientações sexuais que integram o grupo LGBTQIA+, a comunidade assexual possui bandeira própria. O seu símbolo é representado por quatro cores:

  • Preto: simboliza a assexualidade;
  • Cinza: presença parcial de atração sexual;
  • Branco: representa os parceiros, simpatizantes e aliados que não são assexuais;
  • Roxo: figura a comunidade assexual.

O Brasil tem 12% de pessoas que se declaram como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero (ALGBT), segundo levantamento da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) publicado na revista científica Nature Scientific Reports.

Foram entrevistadas 6 mil maiores de 18 anos, em 129 cidades, nas cinco regiões do Brasil. Os questionários foram aplicados pelo Datafolha entre novembro e dezembro de 2018.

Os dados da pesquisa mostram que, entre os 12% categorizados como ALGBT, 5,76% são assexuais, 2,12% são bissexuais, 1,37% é gays, 0,93% é lésbica, 0,68% é trans e 1,18% é pessoa não-binária. O levantamento foi feito com base na diversidade sexual e de gênero.

"ASSEXUADO": O QUE SIGNIFICA?

O dicionário brasileiro traz a definição da palavra "assexuado" para a falta de órgão sexual. Já a biologia entende essa palavra como a reprodução sem a intervenção de dois sexos.

Ou seja, a palavra não pode e nem é usada para definir a comunidade assexual, já que representa outros aspectos que não têm a ver com a orientação sexual. Portanto, o modo correto é se ferir ao indivíduo que se identificada na assexualidade como "pessoa assexual".

TRAVESSIA: CAÍQUE E LEONOR

Globo/Fábio Rocha
Caíque e Leonor - Globo/Fábio Rocha

No capítulo desta quinta-feira (15) de Travessia, a corretora Leonor irá cobrir um colega para mostrar um apartamento à venda e, quando chega ao local, o possível comprador é o instrutor de asa-delta, Caíque.

Os dois ficam constrangidos com o reencontro, mas terão uma oportunidade de conversar e Caíque conseguirá explicar o que sente e se abrirá. Em choque com a declaração, Leonor sairá ainda confusa do encontro e sem reação para rebater.

“Tem coisas que são muito difíceis de explicar, Leonor”, dirá ele, fazendo a moça pensar, mais uma vez, que ele está enganando-a.

“Você acredita que existe sexo sem amor?”, perguntará Caíque.

“Lógico que acredito!”, responderá Leonor.

É nesse momento em que o Caíque revela: “Pois se existe sexo sem amor, existe também amor sem sexo! Entendeu agora? Existem pessoas assim! Eu sou assim…Não consegui não foi por rejeição a você, foi porque o meu desejo se esgota no carinho. Eu sou assexual, Leonor! Nunca tive atração sexual por ninguém… Só atração romântica.”

Tags

Autor