VIVIENNE WESTWOOD: ícone da moda e precursora do movimento Punk, Vivianne Westwood morre aos 81 anos
A estilista e ícone da moda Vivienne Westwood morreu nessa quinta-feira (29)
O mundo da moda se despede de Vivienne Westwood. A morte da estilista de 81 anos foi anunciada nessa quinta-feira (29) pelos familiares.
VIVIANNE WESTWOOD
Seu estilo punk, provocador e rebelde, definiu uma geração na década de 1970. Westwood se tornou uma das maiores figuras do mundo da alta costura, além de ser defensora de causas políticas e ambientais.
Ela conseguiu se sobressair nas passarelas desde a década de 1970, quando o design de moda era uma disciplina artística praticamente monopolizada pelos homens.
Os comportamentos provocadores também fizeram parte da sua história. Em 1992, a estilista foi sem calcinha ao Palácio de Buckingham para receber o título da Ordem do Império Britânico das mãos da própria rainha Elizabeth II e posou para os fotógrafos levantando sua saia.
HOMENAGENS A ESTILISTA PUNK
Celebridades como Victoria Beckham e Kim Cattrall, estrela de "Sex and the City", estão entre as estrelas que homenagearam Vivienne Westwood nesta sexta-feira (30), um dia após a morte da estilista britânica.
"Hoje perdemos um dos mais raros ícones britânicos da moda de todos os tempos", escreveu a estilista Stella McCartney no Instagram, acrescentando que ela "inspirou minha carreira com bravura e besteira. Ela inventou o punk".
Beckham, também estilista, declarou que Westwood era uma "lendária designer e ativista".
Outro grande nome da moda, Marc Jacobs escreveu: "(Ela) fez primeiro. Sempre. Estilo incrível com brilhante e significativa substância".
A supermodelo Naomi Campbell - que caiu durante um desfile de Westwood em 1993, em uma cena que se tornou famosa - a descreveu como uma "uma força da natureza" e disse que seus "cortes majestosos e inovadores" ainda estão sendo copiados.
Entre as muitas criações de Westwood para grandes nomes estão vestidos de noivas para a série "Sex and the City".
Em uma publicação no Instagram, Cattrall a descreveu como um "verdadeiro gênio que nunca perdeu sua coragem" e contou uma história sobre como Westwood a ajudou com vestidos para uma estreia.
"Nunca esqueci sua generosidade e gentileza em fazer isso acontecer e salvar o dia", escreveu Cattrall no Instagram. "RIP Vivienne. Você é uma lenda."
Westwood também foi homenageada por autoridades. O prefeito de Londres, Sadiq Khan a descreveu como "um ícone criativo que ajudou a consolidar o Reino Unido na vanguarda da moda moderna".
Com informações da AFP