RITA DE CÁSSIA FORRÓ

RITA DE CÁSSIA: Grande nome do forró, cantora Rita de Cássia morre de DOENÇA RARA; Relembre as composições de Rita de Cássia

Relembre as composições de Rita de Cássia, artista considerada a maior compositora de forró do Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Julianna Valença

Publicado em 04/01/2023 às 8:00 | Atualizado em 04/01/2023 às 8:21
X

A cantora e compositora de forró Rita de Cássia, 49, morreu nessa terça-feira (3), em decorrência de uma doença rara. Relembre algumas das 500 músicas compostas por Rita de Cássia.

Veja nesta matéria:

  • RITA DE CÁSSIA INSTAGRAM
  • COMPOSIÇÕES DE RITA DE CÁSSIA
  • MORRE RITA DE CÁSSIA
  • O QUE É FÍBROSE CÍSTICA?

MORRE RITA DE CÁSSIA

Natural de Alto Santo, no Ceará, Rita de Cássia estava internada em um hospital particular de Fortaleza, desde a tarde de terça-feira (3).

Na noite da terça-feira, a compositora morreu em decorrência de uma fibrose cística, doença considerada rara e grave, segundo seu empresário Fernando Ivo.

RITA DE CÁSSIA MASTRUZ COM LEITE

Nas redes sociais, a banda Mastruz com Leite lamentou a perda da artista.

"Suas palavras, suas músicas, sua voz doce, seu sorriso aberto… tudo isso fazem parte da nossa história e serão lembrados por nós todos os dias. Obrigado por tanto, obrigado por tudo! Seu legado será eterno Rita de Cássia."

O QUE É FIBRE CÍSTICA?

A fibrose cística é uma doença genética e atinge principalmente o sistema digestivo, pâncreas e pulmão. Ela não tem cura, é considerada rara e grave.

Dentre os sintomas estão a tosse que não passa, suor mais salgado que o normal, pneumonia de repetição, diarreia e dificuldade para ganhar peso e estatura.

Para receber o diagnóstico, é necessário exames específicos como o 'Teste do Suor', que testa o nível de cloro. Além de testes genéticos e do pezinho, em crianças.

Como não há cura, é necessário tratamento acompanhado. A reposição de sódio é um dos pontos chaves. Por isso, ter uma alimentação saudável e repor as vitaminas é essencial.

COMPOSIÇÕES DE RITA DE CÁSSIA

Além dos sucessos “Meu Vaqueiro, Meu Peão” e “Saga de um Vaqueiro”, Rita também compôs “Jeito de Amar”, cantada pela banda Aviões do Forró, "Mulher de Gado", "Som do Norte", entre outras.

Em 2010, na Festa de São João de Campina Grande (PB), Rita recebeu o título de Maior Compositora de Forró do Brasil e sua composição “Saga de Um Vaqueiro” de Melhor Música da Década.

Tags

Autor